Reginaldo Faria, pai do também ator Marcelo Faria, deu um show interpretando a primeira mulher em sua carreira no episódio da série "Louco por Elas", que foi ao ar na terça-feira (29). O ator, de 75 anos, encarnou Dona Veruska, apresentadora de um programa que trata de sexo e que, na verdade, era Geraldo, o pai de Léo, vivido por Eduardo Moscovis.
Em entrevista ao Purepeople, Reginaldo Faria contou que a composição da personagem veio aos poucos: "Cada acessório, cada adereço contribui na transformação, te faz acreditar na personagem, ajudando a incorporar o papel. E ela não era só mulher, tinha o lado da androgenia também, entrando na área das drag queens. Nem eu imaginava que ela chegaria na linha em que chegou".
Reginaldo disse que não se inspirou em alguma pessoa específica para compor Veruska, mas o trabalho foi o resultado da observação das características de muitos indivíduos. "O ator é como uma máquina fotográfica", disse ele, captando um pouco do olhar de um, do sorriso do outro, e assim por diante.
A respeito do modo de falar da senhora que movimentou o seriado, o artista contou que se inspirou na sogra: "Fiz um jeito de falar muito parecido com o da minha sogra, acho até que cheguei a repetir em cena uma das frases que ela costuma dizer: 'Que coisa mais amadinha'".
Quando perguntado qual havia sido a maior dificuldade de estar na pele de Veruska, o ator foi certeiro: "O salto alto. Doeu muito!". Desabafou Reginaldo, que apesar da dor não teve dificuldades em se equilibrar sobre os xodós da mulherada: "Foi fácil. Não tive problemas para me equilibrar porque usei saltos quadrados, não eram aqueles finos não, próprios para senhoras pesadonas".
Reginaldo disse que se divertiu muito durantes as gravações e uma das piadas dos bastidores foi a peruca de Veruska, que afundava na cabeça durante as cenas. Então, a equipe de cabelo e maquiagem da Globo precisava parar para ajeitar tudo à base de muito spray. Além disso, para conseguir exibir as formas arredondadinhas da apresentadora, o ator precisou usar enchimento no bumbum!
É claro que essa caracterização foi alvo de brincadeiras. "Foram momentos gostosos", definiu Reginaldo sobre a participação ao lado das feras Glória Menezes, Deborah Secco e Eduardo Moscovis.
(Por Flávia Saboya)