A próxima edição do Emmy Internacional pode ter não só a Globo, mas também a Record na disputa. A emissora do bispo Edir Macedo inscreveu este ano três concorrentes à estatueta. São eles: Angela Leal, como melhor atriz por "Dona Xepa", Angelo Paes Leme, como melhor ator por "José do Egito", e "Dona Xepa", escrita por Gustavo Reiz, como melhor novela.
O fato de estarem inscritos não significa que eles disputarão necessariamente o Emmy Internacional, que consagra as melhores produções da TV mundial. Na premiação, emissoras do mundo inteiro inscrevem aqueles participantes que elas acham que terão chances. Após isso, uma banca julgadora avalia as inscrições e elege cinco finalistas em cada categoria.
Há seis anos a Record não inscrevia participantes para disputar uma vaga entre os finalistas do Emmy Internacional. Essa medida foi tomada após a Globo virar umas das marcas patrocinadoras da premiação. Por isso, nos corredores da Record, as inscrições deste ano foram consideradas como ousadas.
Vale ressaltar que, desde que passou a apoiar o Emmy, a Globo viu seu número de vitórias aumentar consideravelmente na premiação, considerada a mais importante da TV mundial. Até então, o canal só havia vencido três vezes com: "A Arca de Noé" (1981), "Morte e Vida Severina (1982) e Roberto Marinho (1983).
Após o apoio firmado, a Globo venceu em 2009 a estatueta de melhor novela com "Caminho das Índias". Em 2011, o canal levou o prêmio na categoria notícia pela cobertura da invasão policial no Complexo do Alemão, no Rio, e novamente na categoria novela por "Laços de Sangue", uma coprodução com a emissora portuguesa SIC.
No ano seguinte, foi a vez de "O Astro" levar o Emmy de melhor novela e a série "A Mulher Invisível" a estatueta de melhor comédia. Em 2013, a emissora venceu em duas categorias: melhor atriz, com Fernanda Montenegro, por sua atuação no especial "Doce de Mãe", e melhor novela, por "Lado a Lado".
(Por Anderson Dezan)