Pouco tempo depois de Rebeca Andrade conquistar a medalha de ouro na final de solo da ginástica artística, Viola Davis publicou uma foto da atleta em seu perfil oficial do Instagram. Na segunda-feira (5), a atriz renomada de Hollywood fez questão de dedicar uma frase inteira em português para a jovem! Fofíssima! Nesta quarta (7), a medalhista - que recentemente explicou o motivo de não falar inglês nas entrevistas - contou ao UOL o que sentiu quando viu o post.
Viola, que também celebrou a medalha de prata da brasileira, foi ainda mais incisiva com o ouro e publicou quatro imagens de Rebeca no pódio - incluindo a que ela aparece sendo reverenciada por Simone Biles. "Eu celebro você, Brasil!!! REBECA!!!!! Você é uma luz!!!!", escreveu ela. "Estas são as fotos mais lindas de espírito esportivo, respeito e amor", completou.
"Sempre que eu vejo alguma postagem eu fico emocionada, porque a gente sabe como é difícil chegar nesse patamar e tudo que a gente precisou fazer para chegar até aqui, para que hoje essas pessoas também pudessem me reconhecer, não só o meu país, mas o mundo todo. Quando eu vi a postagem da Viola eu fiquei maluca", admitiu Andrade ao veículo. A jovem ficou bastante emocionada por ser grande fã do trabalho da atriz e de tudo aquilo que ela representa para mulheres pretas!
"Eu falei: 'meu Deus do céu, a mulher, gente, ela sabe quem eu sou, olha isso!'. Eu fiquei louca, juro, eu fiquei muito feliz, porque eu senti que ela sentia orgulho de mim e eu também me orgulho muito dela por ser quem ela é", acrescentou. Na sequência, a brasileira destacou como Davis é uma inspiração para sua vida: "A forma como ela se posiciona, as coisas como ela fala, como ela age, é algo que pra mim é muito incrível e não tem o que falar, assim, eles são maravilhosos e hoje eu estou entrando, assim, nesse mundo que é o deles também, com referências fortíssimas, com pessoas de potência máxima, então realmente é um orgulho".
A ginasta ainda comentou sobre a quantidade de pessoas pretas nos Jogos Olímpicos de Paris 2024. "Eu acho que os pretos sempre mostraram a sua capacidade, mas essa Olimpíada tá sendo uma Olimpíada que tá tendo muito mais visibilidade. A gente conseguiu mostrar, sim, que a gente pode avançar, que a gente pode chegar. E ser uma mulher preta no Brasil é algo que me orgulha muito, e que as pessoas também sempre mostram orgulho, independente do meu resultado. Isso pra mim foi algo que mudou minha forma de viver, minha forma até mesmo de competir", expressou.
"Eu nunca vi a minha cor como algo que fosse me impedir de realizar as minhas coisas, mas isso foi algo que me foi ensinado dentro de casa. Minha mãe é uma mulher branca que criou oito filhos pretos, então ela sempre se posicionou da melhor maneira possível e ensinou a gente a nunca abaixar a nossa cabeça quando alguém fala alguma coisa ou faz alguma coisa com a gente, por causa da nossa cor. Então eu sempre fui muito forte, e eu acho que pelo fato de eu não ter pensado tanto nisso, foi o que me fez continuar acreditando que da minha maneira também iria acontecer", concluiu ela.