A estreia do reality show "Batalha dos Confeiteiros Brasil" na noite desta quarta-feira (30), rendeu à Record o segundo lugar isolado na audiência com 13 pontos no Ibope. O programa apresentado pelo americano Buddy Valastro - criador do "Cake Boss", versão original do reality exibido na TV americana - também foi o assunto mais comentado do Twitter no Brasil. A "Batalha dos Confeiteiros", que começou a ser gravado em julho, conquistou a maior audiência de todos os realities de culinária já exibidos na TV aberta da concorrência.
Depois do sucesso do "MasterChef Brasil", que consagrou campeã a carioca Izabel Alvares, a Record aposta suas fichas no confeiteiro Buddy Valastro, que teve a ajuda da cantora Gaby Amarantos para julgar os doces dos competidores na estreia. Tendo chegado a São Paulo em julho, o astro americano ainda não aprendeu muito bem o português e teve suas falas dubladas.
Desafio da Eliminação tem bolos inspirados no Brasil e Manuka deixa a competição
E a "Batalha dos Confeiteiros" já começou mostrando que os candidatos não terão moleza. A noite de estreia surpreendeu os telespectadores e o reality show já teve seu primeiro eliminado: o paulistano de 39 anos Manuka. "Acho que eu não estava preparado o quanto pensei. Não pensei que ia ser tão difícil", comentou ele, triste após abandonar o reality.
No primeiro Desafio do Confeiteiro, os participantes elegeram uma receita com a qual eles mais se identificassem e depois tiveram que trocá-la com a do competidor ao lado. Na hora da avaliação, outra surpresa: Buddy só provou as sobremesas após o dono da receita experimentar o doce e dizer se estava realmente bom. Alguns participantes foram sinceros e admitiram que seus pratos deixaram a desejar.
O confeiteiro, que já experimentou doces gigantescos ao lado de Ana Hickmann, escolheu Chico como o grande vencedor do desafio: ele preparou a receita da colombiana Candelaria, um delicioso rocambole de manga. Como prêmio, Chico teve o poder de formar sua equipe no Desafio da Eliminação. Ele escolheu Candelaria, Gustavo e Rick. Os outros times foram formados pelos próprios participantes. Maria sobrou e Chico decidiu que ela deveria se juntar a Bruna, Ju e Rodolfo no segundo time. Rosangela, Alex e Marcia formaram o terceiro time. Manu, Manuka e Vilela ficaram no time número quatro.
No Desafio da Eliminação, os participantes tiveram que montar um bolo para 100 pessoas inspirado no Brasil. O time número quatro foi escolhido como o pior por Buddy e, entre os três integrantes, o "Cake Boss" decidiu que Manuka deveria deixar a competição. A "Batalha dos Confeiteiros" vai ao ar todas as quartas-feiras, na Record, a partir das 22h15.
(Por Mariana Mastrangelo)