"Quando uma mulher se movimenta, toda a estrutura se movimenta", disse Edvana Carvalho na primeira coletiva virtual do remake de 'Renascer' em dezembro passado. Estreante no horário nobre, a atriz mostra-se animada por representar uma mulher preta e importante na tela da TV.
"Poder interpretar uma mulher preta, de toda a experiência afro-indígena que a gente tem no Brasil é trazer que é um lugar dela. É uma brasilidade de religiões", comenta.
Na trama que substitui 'Terra e Paixão ' em 22 de janeiro, a artista será Inácia, braço-direito de José Inocêncio (Humberto Carrão /Marcos Palmeira ) dentro de casa. Ela é a funcionária de confiança do fazendeiro, que cuidará dos quatro filhos do fazendeiro vividos por Juan Paiva , Marcello Melo Jr. , Rodrigo Simas e Renan Monteiro.
A intérprete substituirá Léa Garcia, que foi convidada anteriormente para fazer o papel, mas faleceu aos 90 anos. "A Inácia começa não se aceitando, depois ela parte pra aceitar o legado da mãe. Isso é importante porque as mulheres pretas tiveram sua voz cortada", descreve.
Na versão original, de 1993, Solange Couto e Chica Xavier assumiram a personagem em diferentes fases. No remake, Edvana dará vida à Inácia do início ao fim. " Eu queria agradecer porque fazer Solange Couto e Chica Xavier juntas, mas sinto uma responsabilidade com muita leveza", homenageia.