Há 30 anos, o Mascarado mexeu com as emoções dos personagens e dos telespectadores de 'A Viagem '. O homem, que se escondia em meio a uma máscara, ficou marcado como uma das figuras mais emblemáticas do folhetim de Ivani Ribeiro.
Em exibição no canal Viva com parte das comemorações das três décadas, 'A Viagem' voltou trazendo a nostalgia do Mascarado. Na trama, ele se tornou confidente de Tibério (Ary Fontoura ) e depois se aproximou de Carmen (Suzy Rêgo ), sem confessar que era seu ex-namorado.
O Mascarado, que se chamava Adonay, foi interpretado pelo ator Breno Moroni. O artista foi escolhido pelo diretor Wolf Maya após dois atores terem recusado interpretar o personagem. "A lembrança da novela é muito boa. Ela trouxe uma mensagem de transformação para os telespectadores. Quase todo dia alguém manda mensagem para mim falando: 'Ah, você que foi o Adonay, o Mascarado. Gostei muito do seu trabalho", disse ele, em entrevista, para o jornal O GLOBO.
"Depois que fiz a novela 'A Viagem' fui dirigir uma companhia de atores surdos no Instituto Nacional de Educação de Surdos (INES), no Rio, e aprendi Libras. E aí eu vi que eu poderia ter usado isso também dentro da composição do personagem", confessou.
Aos 70 anos, Breno Moroni, que mora atualmente na cidade de Campo Grande (MS), sonha voltar à rotina de trabalhos na TV. "Gostaria de fazer novela de novo, só não gostaria de morar no Rio de novo. Mas, ao mesmo tempo, eu vou suprindo essa necessidade fazendo as minhas coisas. Eu tenho uma qualidade de vida aqui, apesar de não ter a fama e a grana que eu teria se eu estivesse no Rio. Nunca parei de trabalhar. Faço bastante cinema e teatro", conta ele, que participou da abertura de 'Champagne', em 1983, e atuou em 'Vira-Lata', 'O Clone' e 'Kubanacan', entre outros.
"Tem uns altos e baixos. Às vezes eu fico até meio sem grana. Durante a pandemia, por exemplo, foi muito difícil. Eu nunca fui rico. Houve momentos em que fui bem remunerado. Mas ser ator é como um camelô. Nós somos autônomos, às vezes tem e às vezes não tem", reflete sobre a carreira.