Em 'Renascer ', Tião (Irandhir Santos ) poderá ter um final positivo, em contraste à tragédia que Osmar Prado viveu em 1993. Na trama original, o matador de caranguejo se suicida na cadeia, após ser preso injustamente por armação de Tenório (Herson Capri ).
Algumas pistas da mudança de vida de Tião surgirão a partir do capítulo de sábado, 14. Envergonhado por viver às custas de Joana (Alice Carvalho), cozinheira do casarão de Rachid (Almir Sater), ele começará a ouvir os conselhos do pastor Lívio (Breno da Matta) sobre os ensinamentos da bíblia. Quem fortalecerá a positividade da religião em sua vida é uma mulher chamada Dalva (nome da atriz não foi divulgado), que dirá para ele se tornar pastor.
Tião pensará muito sobre a palavra mágica da religiosa, que, segundo ela, ele tem todos os indícios para se tornar pastor, como a fala mansa e a generosidade em ajudar as famílias do assentamento sem receber nada em troca.
"E num é que dêmo um jeitcho ni tudo?", soltará Tião, sorrindo, satisfeito com sua contribuição. "Pelo menos por enquanto...", comentará o pastor. "Se dirrubarem de novo, nóis levanta tudo ôtra veiz!", declarará Tião. "É realmente incrível o que o povo é capaz de fazer quando se junta, não é?", perguntará Lívio.
"Eu mêmo nunca que tinha visto uma coisa dessa! Todo mundo se ajudâno... Se apoiâno... Chega a enche o coração de arguma esperança", falará Tião. "Está nas nuvens, enquanto olha o mutirão que se formou ali só para ajudar", escreveu o autor Bruno Luperi.
Entre as alterações já definidas na reta final de 'Renascer', Joana ficará com Zinha (Samantha Jones). Nos capítulos atuais, é possível perceber a aproximação das duas, que se consolidará numa relação em breve.