
O carnaval 2025 vai tomar as ruas de Olinda, em Pernambuco, daqui exata uma semana. A festa começa no dia 27 de fevereiro, quinta-feira, e só acaba no dia 5 de março, Quarta-feira de Cinzas, quando é ponto facultativo até o 12h - saiba mais quando é ou não feriado clicando aqui. Mais de 150 artistas - entre eles Elba Ramalho - foram confirmados para se revezarem nos sete dias e em sete polos.
São esperadas quatro milhões de pessoas nesses dias de festa só no palco Pernambuco Meu País no Carnaval, montado na Praça do Carmo. O Purepeole traz para você agora um guia para aproveitar a folia em Olinda e aproveite para saber aqui porque o carnaval pode ter uma data fixa a partir de 2026.
No dia 27 (quinta-feira) é a chegada do cortejo. Se apresentam ainda Gannga Barreto, Lenine e Raphaela Santos (A Favorita), além de Alceu Valença.

Já na sexta-feira, 28, é a vez da Orquestra de Frevo Zezé Correa, Dadá Boladão, Banda Só Brega (Conde), Taynara Andreza e Priscila Senna.
Elba Ramalho é o destaque do sábado, 1º de março, quando também sobem ao palco a Orquestra Malassombro, Nonô Germano e Nena Queiroga.
O Fundo de Quintal canta no domingo, 2 de março. No mesmo dia, a Orquestra Rockfônica de Frevo, Tribo de Jah, Teto e Maneva.

Na segunda, 3 de março, o destaque é para Luisa Sonza. Também se apresentam a Orquestra de Bolso, a Academia da Berlinda, Romero Ferro e Duda Beat.
O penúltimo dia, terça-feira 4 de março, traz João Gomes, que espera seu segundo filho, e Geraldo Azevedo. A Orquestra Arruando, Banda Eddie, Renatto Pires e Almerio completam a festa.
No último dia, quarta-feira 5 de março, é a vez de Maesto Duda, Banda Carranza, Banda Devotos, Mundo Livre S/A e Nação Zumbi.

Nesse palco, o carnaval começa no domingo, 2/3, com Família Salustiano e a Rabeca Encantada, Tribo de Índio Ubirajara Itapissuma, Cavalo Marinho Boi Matuto de Olinda, Boi de Carnaval boi Pintado, Coco do Amaro Branco, Afoxé Alfain Oyó e Maracatu Piaba de Ouro.
Na segunda-feira, 3 de março, último dia desse palco, nova apresentação da Família Salustiano e a Rabeca Encantada. Maracatu Leão de Ouro, Clube Carnavalesco Tribo Indígena Capinawá, Caboclinho Índio Tupi Guarani, Índio Canindé Brasileiro de Itaquitinga e Tribo Indígena Orubá completam a festa.
O carnaval tem início nesse palco no 1º de março, sábado, com Banda Mascates, Família Chumbango, Ed Carlos, Jota Michiles, Cocoo de Umbigada, Viola Luz, Lu Maciel e Maciel Salú.

Mantenha o pique para curtir no domingo dia 2 de março: Gilmar Leite, Nosso Sentimento, Afoxé Alafin Oyó, Santa Dose, Laís Senna, Neris e o Trombonando, Nádia Maia e Orquestra Latinolindense.
Na segunda dia 3 de março: Marília Marques, Wallas Arrais, Gustavo da Lua, Dizmaia, Café Preto, Orquestra do Avesso, Juba e Rogério Rangel.
O carnaval acaba no dia 4, terça, com Márcia Pequeno, Edilza Aires, Bárbara Aires, Batuketu, Dudu do Acordeon, Nailson Vieira e Siba e a Fuloresta.

O primeiro dia do carnaval será também no 1º de março (sábado): Coco do Mestre Juarez, Afoxé Ara Odé, Mestra Ana Lúcia Raízes do Coco, A Cocada, Maracatu Nação Pernambucano e Zuzu Miranda.
No domingo, 2 de março, sobem ao palco os blocos Lírico Eu Quero Mais, Lírico Seresteiros de Salgadinho, Carnavalesco Damas e Valetes, e Lírico Flor da Lira de Olinda. Além deles, Getúlio Cavalcanti e Família, e Márcio Oliveira.
A segunda-feira 3 de março é destinada a Dona del do Coco e Ciranda, Arnaldo do Coco, Nininha do Coco, Banda Abé Adú Lofé, Banda Pau de Corda, e Cris Galvão.

A festa acaba com Grupo Indígena Fetxha e Mestre, Lourenço Gato, Coco de Toré Pandeiro do Mestre, Cila do Coco, Afoxé Oxum Pandá e Maracatu Estrela de Ouro de Aliança.
O carnaval começa na terça-feira dia 4 com Pai Ivo de Oxum e Rosinha de Oxum. Depois, Bloco Capoeira Pernambuco, Cia. Brasil por Dança Adriana do Frevo, Orquestra de Frevo Beberibe, Maracatu Piaba de Ouro, Nill Ribeiro, Tribo de Índio Tupi Guarani e Tribo de Índio Tupinambá.
No mesmo dia, Maracatu Dragão Devorador de Igarassu e Maracatu Cambinda Brasileira do Cumbe de Nazaré da Mata, Cinho do Cavaco, Afoxé Ylê Xambá, Katyucia, As Yabás do Samba e Banda Afro Abé Adulofé.

Já na quarta-feira dia 5 tem Semar Capoeira, Orquestra Henrique Dias e Cia. de Dança Frevança. Além deles, os TCM Menino da Tarde, O Raparigueiro, O Dono do Mundo e O Senhor do Nordeste.
Sobem ao palco ainda Bloco Afro Comigo Ninguém Pode, Coco Miudinho da Xambá e os Grupos Coco dos Guaras, Coco Raízes de Mãe Biu e Bongar e Maciel Salustiano, além dos mestre Célia do Coco e Paraíso do Coco. E a Bateria da Charanga do Bié promove o arrastão pelas ruas do quilombo.
No primeiro dia de carnaval (domingo, 2 de março): Eduardo Rossi, Maracatu Leão Coroado, Os Magnatas da Beira Mar, Maracatu Camaleão, Portozero e Coco das Mulheres.

Já na segunda-feira (3 de março); Maracatu Nação Tigre, Banda Plugins, Maracatu Nação Maracambuco, bandas Etnia e Suprema Corte, e Coco Raízes de Arcoverde.
No último dia (terça, 4 de março): DJ Armandinho, TCM Homem da Meia-Noite, Vassourinhas de Olinda, Grupo de Passistas Luz do Amanhecer, Maracatu de Baque Virado Nação de Luanda, Grupo Bongar, João Marvelou, Banda Capim Santo, e Família Salustiano e a Rabeca Encantada.
Maurinho, Alice, Shenia, Furacão do Arrocha, Rabo da Gata, Pegada Prime e MC Gibizinho sobem ao palco no sábado (1º de março).

Mano de Bae, Sensação e Netinho Xote 10 são os convidados do domingo (2 de março).
No dia 3 (segunda), Clara Sobral, Orquestra Pernambucana, Nanara Belo, Amarula, Andinho Safadinho e PV Calado.
A festa acaba no dia 4 (terça) com Fael, Ewelyn Braga, Som Brasileiro, Farra Boa, 100% Mulher e Banda das Estrelas.