A escolha da profissão é sempre um grande desafio. Além do amor pelo que se faz, é necessário entender como está o mercado para fazer a melhor escolha. A especialista em marca pessoal e alto ticket, é nutricionista de formação e, depois de se destacar e virar referência no setor posicionando seu nome nas redes sociais, hoje lidera mulheres que desejam encontrar o melhor caminho profissional, posicionar sua marca e ser bem paga com seus produtos e serviços.
Clara do Vale cita quais são as principais tendências do mercado de trabalho hoje no Brasil. "Como sou especialista em negócios digitais, vou apresentar as áreas dentro desse universo que observo em alta demanda, tanto com meu próprio negócio quanto com os negócios de minhas alunas e mentoradas", diz.
"No campo dos negócios: Gestora de Conteúdo para Redes Sociais, Designer Gráfico, Motion Designer, Webdesigner, Videomaker, Editora de Vídeos, Copywriter, Ghostwriter, Assistente Virtual, Assistente de Vendas On-line, Gestora de Tráfego, Gestora de Projetos, Estrategista, Lançadora de Infoprodutos", cita.
A especialista também explica que algumas áreas estão sempre com altas demandas, mas fugir do convencional é a melhor alternativa.
"Nos demais campos, como saúde, relacionamentos e desenvolvimento pessoal, sempre existirá vasta demanda, porém vejo hoje tendências para profissionais que servem experiências alternativas, mais personalizadas e que fogem do tradicional: Terapeutas Holísticas, Consultoras em Produtividade e Gestão de Agenda, Mentoras em assuntos de Espiritualidade e afins", justifica.
Quando o assunto é empreendedorismo, Clara do Vale alerta que não acredita que qualquer pessoa tenha essa tendência, e não é inteligente que se force.
"Todo mundo conhece alguém que sempre foi mais arrojado e se deu bem empreendendo, tocando seu próprio negócio, captando seus próprios clientes. Assim como todo mundo também conhece alguém que vive bem do seu trabalho mais tradicional, numa empresa, instituição ou ambiente acadêmico. Há espaço para todos os formatos de trabalho e sempre haverá", comenta.
A especialista acredita que pode estar surgindo um "empreendedorismo de hype", no qual muitas pessoas são direcionadas a acreditar que precisam obrigatoriamente empreender.
"Eu acredito no trabalho onde você explora seus melhores recursos e gera seus melhores resultados. Quem é mais metódico, conservador e menos ousado não se sinta errado, por isso, o mercado precisa dessas características", observa.
"Agora, quem é naturalmente mais dinâmico, resolutivo, criativo e maneja melhor a lida diária com riscos, naturalmente, tem mais chances de se tornar um ótimo empreendedor", opina.