Príncipe Harry e Meghan Markle precisaram mudar de planos antes do filho, Archie, apresentado ao público no começo deste mês, nascer por conta de uma invasão de privacidade de uma agência de fotos britânica. Apesar de a decisão ser tomada antes da chegada do bebê, ela só veio a público nesta quinta-feira (16), quando foi anunciado que o duque de Sussex venceu o processo movido contra a empresa. Atualmente o casal estão na Frogmore Cottage, mas desejavam, após o nascimento do bebê - cujo encontro com a bisavó, Rainha Elizabeth II, rendeu um clique fofo - passar uma temporada em uma casa mais afastada, em Cotswolds Village. No entanto, a Splash News foi ao local dias antes e fez registros em foto e vídeo no imóvel, com uma helicóptero sobrevoando a área.
Na corte, o representante legal destacou que o local havia sido escolhido justamente para evitar tais incidades. "Era uma área isolada cercada por terras agrícolas privadas, longe de qualquer área a qual os fotógrafos tenham acesso. O helicóptero sobrevoou a casa em baixa altitude, permitindo que Splash tirasse fotografias da área de estar e jantar da casa e diretamente para o quarto", afirmou o advogado do filho caçula de Príncipe Charles e Diana.
Após a sentença ser anunciada, a agência de fotos soltou um comunicado formal em que se desculpou pelo transtorno causado. "A Splash reconheceu que essa situação representa um erro de julgamento e tomamos medidas para garantir que ela não se repita. Pedimos desculpas ao duque e à duquesa pelo sofrimento que causamos", disse um porta-voz. O pai do "baby Sussex", visitado pelos tios William e Kate Middleton nesta semana, por sua vez, indicou que a indenização recebida foi doada à caridade. "O duque de Sussex reconhece e saúda o pedido formal de desculpas da agência de notícias e imagens Splash, conforme mencionado na declaração em audiência pública hoje. O duque recebeu uma quantia significativa que será destinada a uma doação para caridade".
Um cômodo da Frogmore Cottage está em evidência nos últimos dias: o quarto do filho de Meghan Markle e Harry. Segundo publicações britânicas, a duquesa de Sussex gastou, de seu próprio bolso, o equivalente a R$ 820 mil para montá-lo do jeito que queria: tons neutros, tintas veganas, decoração mais básica e genderless estão entre suas preferências.
(Por Marilise Gomes)