Princesa Diana tinha um guarda-roupa que entrou para a História e funciona até hoje como referência fashion. Entre os vários looks e peças do armário, uma se tornou tão icônica que vai reaparecer na nova temporada de "The Crown": o vestido da vingança.
O vestido preto foi usado por Princesa Diana em junho de 1994 para um festa da Vanity Fair horas depois de seu então marido - e agora rei da Inglaterra - Charles assumiu ter um caso extraconjungal com Camilla Parker-Bowles, atual rainha consorte britânica, em um documentário da ITN.
O vestido deixava os ombros da então Princesa de Gales - posto que agora pertence à Kate Middleton - de fora, tinha decote coração e modelagem bem ajustada ao corpo. Assinado pela estilista Christina Stambolianera, ele confeccionado em seda e rico em drapeados. Diana o usou com meia-calça e uma choker de pérolas que era uma de suas joias favoritas.
Inicialmente Lady Di usaria uma criação da Valentino no evento da Vanity Fair. A grife, no entanto, disparou um comunicado mundial mostrando como era o look e Diana voltou atrás.
Ex-estilista de Diana, Anna Harvey explicou a intenção de Princesa Diana com a troca. "Ela queria parecer um milhão de dólares. E conseguiu", afirmou no livro "Vestidos da Princesa Diana: O Leilão".
Apesar de ter sido uma escolha repentina de Diana, a peça não era recente em seu armário: ela havia comprado a peça em 1991 e deixado em seu armário por considerá-lo, até então, "muito ousado".
Por ser preto e mais curto, o vestido ia na contramão de uma série de protocolos de vestimenta da realeza. O uso do tom neutro, vale lembrar, só é recomendado pela Família Real em ocasiões de luto.
Diante do trailer da nova temporada de "The Crown", uma teoria foi resgatada por internautas que adoram os bastidores da realeza britânica. Um ano depois de Diana usar o vestido da vingança, Camilla Parker-Bowles apareceu com uma produção muito parecida e a mídia britânica não poupou comparações.
Essa "coincidência" foi evidenciada no teaser de "The Crown" e logo foi alvo de comentários. "Eles estão mostrando quando a Camilla tentou replicar o vestido de vingança da Diana e falhou. Peter Morgan eu te amo", apontou um. Confira a seguir!
E você conhece o ditado "faça do limão uma limonada"? Diana fez valer o dito popular e, três anos depois, colocou o vestido da vingança à venda em um leilão em prol de instituições de caridade que atuavam no combate e prevenção ao câncer e à AIDS.
O vestido da vingança foi vendido, à época, por US$ 65.000. Atualmente, esse valor equivale a R$ 334 mil.
O vestido usado por Lady Di ultrapassou o mundo da moda e também se tornou uma referência na cultura pop. Tanto que, anos depois, algumas produções usadas por diferentes artistas seguem sendo comparadas à peça.
Em novembro de 2021,Taylor Swift usou no "Late Night" de Seth Meyers um vestido que rendeu comentários de fãs por conta da semelhança com o vestido de Diana em 1994. A escolha de Taylor teria sido, de acordo com os fãs, uma "resposta" ao empresário Scooter Braun. Os dois travaram uma longa batalha judicial que a fez regravar seis dos seus discos.
Já durante o Festival de Cannes de 2022 foi Shakira quem surgiu com uma "versão" do "revenge dress". A aparição da cantora colombiana aconteceu logo no começo da repercussão mundial de sua separação com Gerard Piqué e os pontos em comum entre o outfit usado por ela e Lady Di não passaram despercebidos.