Por que famosos são queridinhos do mercado publicitário? Entenda o papel das celebridades sobre uma marca
Publicado em 14 de fevereiro de 2023 às 14:06
Por Purepeople | Redação
Apaixonados pelo universo de celebridades, beleza e estilo, TV, séries e muito mais!
Especialista Tarcísio Taos explica em quais situações você deve optar por essa estratégia.
É comum perceber estratégias de marketing vinculadas à imagem de celebridades Ex-BBB Juliette é queridinha do mercado publicitário Ex-BBB Gil do Vigor tornou-se queridinho de diversas marcas A contratação de famosos em diversas campanhas tem crescido consideravelmente Por que associar marca a um artista? O objetivo dessa estratégia é associar a imagem da celebridade ao produto para gerar confiança no consumidor
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O crescimento do marketing digital nos últimos anos aqueceu o mercado de contratação de famosos em diversas campanhas publicitárias. A percepção dos profissionais responsáveis pelas ações que visam a difusão e propagação de marcas passaram a ser estratégicas ao vincularem à imagem de celebridades.

Do anonimato à fama, Juliette Freire e Gil do Vigor conquistaram tanto o público ao participarem do "Big Brother Brasil" em 2021, quanto dos contratantes que anunciaram, na época, contratos milionários, como Havaianas, Lojas Americanas, L'Occitane, Globoplay, Avon, Motorola, IFood, O Boticário, Banco Santander e Vigor.

Para o estrategista digital Tarcísio Taos, os profissionais que recorrem aos rostos de personalidades necessitam atenção para uma combinação entre os princípios, valores, tipo de conteúdo e a capacidade de entrega como influenciadores. Segundo o especialista, é importante que todos os apontamentos estejam em conjunto com os princípios, valores e objetivos da marca.

"Ao contratar uma celebridade a marca precisa deixar claro o que espera dela e entender se a mesma consegue entregar, independente do seu tamanho. Os influenciadores e as marcas são revelados de acordo com seu tamanho ou peso, como alguns as classificam, ou seja, elas são micros, pequenas, médias e grandes. A personalidade se relaciona com os valores da marca, mas de uma maneira bem tímida, logo a contratação pode vir apenas porque é uma pessoa que está na mídia atualmente e traz um potencial de alcance da mensagem. Geralmente são ações de curto prazo devido ao alto custo", explica.

Importância das estratégias marketing para celebridades

De acordo com estudos sobre o tema, o objetivo dessa estratégia pontua contribuir para a associação da imagem da celebridade à marca ou produto com intuito de gerar confiança no público alvo, ou seja, no consumidor. Geralmente, o planejamento é marcado por um roteiro que define o discurso e cabe à celebridade, o convencimento ao receptor que pondera a credibilidade e a imagem percebida.

"Aos contratados conseguem fazer a entrega desejada pelo contratante, independente, do tamanho do perfil. Atualmente, no mercado existe a 'visibilidade', ou seja, o influenciador entregará somente a exposição. No caso do perfil 'performance', a ideia é que seja entregue a meta, com a realização de vendas diretas a partir da publicidade realizada com ela. Por fim, no caso do perfil de 'associação de imagem', os famosos conseguem gerar a uma memória afetiva não sendo apenas uma vitrine", comenta.

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