O crescimento do marketing digital nos últimos anos aqueceu o mercado de contratação de famosos em diversas campanhas publicitárias. A percepção dos profissionais responsáveis pelas ações que visam a difusão e propagação de marcas passaram a ser estratégicas ao vincularem à imagem de celebridades.
Do anonimato à fama, Juliette Freire e Gil do Vigor conquistaram tanto o público ao participarem do "Big Brother Brasil" em 2021, quanto dos contratantes que anunciaram, na época, contratos milionários, como Havaianas, Lojas Americanas, L'Occitane, Globoplay, Avon, Motorola, IFood, O Boticário, Banco Santander e Vigor.
Para o estrategista digital Tarcísio Taos, os profissionais que recorrem aos rostos de personalidades necessitam atenção para uma combinação entre os princípios, valores, tipo de conteúdo e a capacidade de entrega como influenciadores. Segundo o especialista, é importante que todos os apontamentos estejam em conjunto com os princípios, valores e objetivos da marca.
"Ao contratar uma celebridade a marca precisa deixar claro o que espera dela e entender se a mesma consegue entregar, independente do seu tamanho. Os influenciadores e as marcas são revelados de acordo com seu tamanho ou peso, como alguns as classificam, ou seja, elas são micros, pequenas, médias e grandes. A personalidade se relaciona com os valores da marca, mas de uma maneira bem tímida, logo a contratação pode vir apenas porque é uma pessoa que está na mídia atualmente e traz um potencial de alcance da mensagem. Geralmente são ações de curto prazo devido ao alto custo", explica.
De acordo com estudos sobre o tema, o objetivo dessa estratégia pontua contribuir para a associação da imagem da celebridade à marca ou produto com intuito de gerar confiança no público alvo, ou seja, no consumidor. Geralmente, o planejamento é marcado por um roteiro que define o discurso e cabe à celebridade, o convencimento ao receptor que pondera a credibilidade e a imagem percebida.
"Aos contratados conseguem fazer a entrega desejada pelo contratante, independente, do tamanho do perfil. Atualmente, no mercado existe a 'visibilidade', ou seja, o influenciador entregará somente a exposição. No caso do perfil 'performance', a ideia é que seja entregue a meta, com a realização de vendas diretas a partir da publicidade realizada com ela. Por fim, no caso do perfil de 'associação de imagem', os famosos conseguem gerar a uma memória afetiva não sendo apenas uma vitrine", comenta.