Por que famosos são queridinhos do mercado publicitário? Entenda o papel das celebridades sobre uma marca
Publicado em 14 de fevereiro de 2023 14:06
Por Purepeople Brasil | Redação
Apaixonados pelo universo de celebridades, beleza e estilo, TV, séries e muito mais!
Especialista Tarcísio Taos explica em quais situações você deve optar por essa estratégia.
É comum perceber estratégias de marketing vinculadas à imagem de celebridades Ex-BBB Juliette é queridinha do mercado publicitário Ex-BBB Gil do Vigor tornou-se queridinho de diversas marcas A contratação de famosos em diversas campanhas tem crescido consideravelmente Por que associar marca a um artista? O objetivo dessa estratégia é associar a imagem da celebridade ao produto para gerar confiança no consumidor
Veja + após o anúncio

O crescimento do marketing digital nos últimos anos aqueceu o mercado de contratação de famosos em diversas campanhas publicitárias. A percepção dos profissionais responsáveis pelas ações que visam a difusão e propagação de marcas passaram a ser estratégicas ao vincularem à imagem de celebridades.

Do anonimato à fama, Juliette Freire e Gil do Vigor conquistaram tanto o público ao participarem do "Big Brother Brasil" em 2021, quanto dos contratantes que anunciaram, na época, contratos milionários, como Havaianas, Lojas Americanas, L'Occitane, Globoplay, Avon, Motorola, IFood, O Boticário, Banco Santander e Vigor.

Para o estrategista digital Tarcísio Taos, os profissionais que recorrem aos rostos de personalidades necessitam atenção para uma combinação entre os princípios, valores, tipo de conteúdo e a capacidade de entrega como influenciadores. Segundo o especialista, é importante que todos os apontamentos estejam em conjunto com os princípios, valores e objetivos da marca.

"Ao contratar uma celebridade a marca precisa deixar claro o que espera dela e entender se a mesma consegue entregar, independente do seu tamanho. Os influenciadores e as marcas são revelados de acordo com seu tamanho ou peso, como alguns as classificam, ou seja, elas são micros, pequenas, médias e grandes. A personalidade se relaciona com os valores da marca, mas de uma maneira bem tímida, logo a contratação pode vir apenas porque é uma pessoa que está na mídia atualmente e traz um potencial de alcance da mensagem. Geralmente são ações de curto prazo devido ao alto custo", explica.

Importância das estratégias marketing para celebridades

De acordo com estudos sobre o tema, o objetivo dessa estratégia pontua contribuir para a associação da imagem da celebridade à marca ou produto com intuito de gerar confiança no público alvo, ou seja, no consumidor. Geralmente, o planejamento é marcado por um roteiro que define o discurso e cabe à celebridade, o convencimento ao receptor que pondera a credibilidade e a imagem percebida.

"Aos contratados conseguem fazer a entrega desejada pelo contratante, independente, do tamanho do perfil. Atualmente, no mercado existe a 'visibilidade', ou seja, o influenciador entregará somente a exposição. No caso do perfil 'performance', a ideia é que seja entregue a meta, com a realização de vendas diretas a partir da publicidade realizada com ela. Por fim, no caso do perfil de 'associação de imagem', os famosos conseguem gerar a uma memória afetiva não sendo apenas uma vitrine", comenta.

Palavras-chave
Principais notícias Entretenimento Famosos nas propagandas Galeria Vertical
Sobre o mesmo tema
Notícias similares
Após festa de sexo em meio à tragédia, Andressa Urach se pronuncia sobre ajuda ao Rio Grande do Sul
Após festa de sexo em meio à tragédia, Andressa Urach se pronuncia sobre ajuda ao Rio Grande do Sul
15 de maio de 2024
Poucos sabem, mas Justin Bieber 'denunciou crimes' de P. Diddy em vídeo polêmico. Entenda teoria de 'Yummy', que agita web!
Poucos sabem, mas Justin Bieber 'denunciou crimes' de P. Diddy em vídeo polêmico. Entenda teoria de 'Yummy', que agita web!
24 de setembro de 2024
Últimas Notícias
Jojo Todynho fora do Carnaval 2025 da Mocidade Independente! Escola de samba do Rio se pronuncia pela 1ª vez
Jojo Todynho fora do Carnaval 2025 da Mocidade Independente! Escola de samba do Rio se pronuncia pela 1ª vez
4 de novembro de 2024
Carol Castro, Maisa, Klara Castanho, Duda Santos e mais: estrelas de 'Garota do Momento' marcam presença em festa de lançamento; veja fotos
Carol Castro, Maisa, Klara Castanho, Duda Santos e mais: estrelas de 'Garota do Momento' marcam presença em festa de lançamento; veja fotos
4 de novembro de 2024
Últimas Notícias