Campeã do concurso Miss Universo Minas Gerais 2024, a modelo Daniela Oliveira se disse "desolada" ao ter que abrir mão do título e, assim, não poder disputar o Miss Universo Brasil. "Brincaram com meu sonho e com minha autoestima", afirmou Daniela, 27 anos, em seu Instagram em um desabafo e citando ainda problemas relacionados à saúde mental, algo que já despertou cuidado em Bruna Biancardi por conta das seguidas traições de Neymar.
Mas o que levou Daniela Oliveira a abrir mão do cobiçado título? A modelo foi considerada "inapta" a disputar o título maior. Representante de Juiz de Fora (distante 4h da capital, Belo Horizonte), ela é nascida em Portugal, mas precisamente na capital, Lisboa. Sendo luso-brasileira, a modelo não pode concorrer, segundo normas do regulamento.
Ao mesmo tempo, de acordo com a rádio Itatiaia, Gerson Antonelli, CEO e diretor nacional do Miss Universo Brasil, disse em um primeiro momento que a etapa mineira foi organizada sem a permissão da competição internacional por falta de licenciamento. Segundo Antonelli, houve uma tentativa de acordo, porém a conversa não gerou um acordo.
Já Daniela garantiu ter revelado que era portuguesa, assim como Carmen Miranda (cantora, 1909-1955), e que mesmo assim pode disputar o concurso local. Porém, todas as etapas (sejam elas municipais, estaduais ou nacionais) só aceitam candidatas que tenham nascido nos locais que irão representar.
Após ter que abrir mão da disputa, Daniela mostrou sua revolta na rede social. "Venho por meio deste anunciar que não participarei do Miss Universe Brasil. Estou completamente desolada. Houve muitas questões contratuais que me fizeram me manter em silêncio por todo esse período, brincaram com meu sonho e com minha autoestima.
Eu abracei essa oportunidade com muita garra e dedicação, foram períodos longos de investimentos e trabalhos perdidos, todavia nada do prometido foi cumprido. A coordenação, na qual fui representada, em todo esse período não honrou com a palavra e o dever de me avisar de quaisquer que fossem os empecilhos que me causaria algum tipo de transtorno ou até mesmo impossibilidade de participar do concurso, mesmo com um contrato que me asseguraria o direito de participar.
Um sonho que acabou se tornando um pesadelo, onde coloquei a minha saúde mental em jogo, me frustrando e me calando por situações que ainda não posso falar. Fui surpreendida com a notícia somente quando saiu a nota da Coordenação Estadual, momento em que a organização Nacional através do seu presidente prontamente entrou em contato comigo oferecendo todo apoio para que eu continuasse no concurso.
Estou aqui em respeito a todos vocês que vibraram e abraçaram esse sonho comigo. Peço desculpas por todo ocorrido. Aos fãs, parceiros, amigos e familiares que me apoiaram, entrego aqui meus sinceros agradecimentos. Com amor, Dani".