O batizado de Archie Harrison, primeiro filho de Meghan Markle e Príncipe Harry, aconteceu no sábado (06) foi marcado pela discrição e poucos convidados. E logo após a cerimônia, mais bastidores começaram a vir a público na imprensa internacional. A ausência da rainha Elizabeth II foi notada assim que a foto dos convidados foi divulgada pelos duques de Sussex, na conta oficial da família no Instagram. De acordo com a revista "People", no entanto, Meghan e Harry não foram pegos de surpresa com o não-comparecimento da bisavó do bebê, homenageado pela mãe em joia durante sua ida ao torneio de Wimbledon. Como a monarca teve uma semana com muitos compromissos e já tem 93 anos, ela passou o fim de semana descansando na casa de campo em Sandringham com o marido, Príncipe Philip, de 98 anos.
Se com a avó de Harry, o casal não teve atritos, o mesmo não aconteceu com o pai de Meghan Markle: após protagonizar inúmeras polêmicas no casamento da filha, Thomas Markle voltou a público com mais uma declaração controversa lamentando por não ter sido convidado para o batizado do neto. Ao "Daily Mail", ele deu sua opinião. "Têm me perguntado se gostaria de ir a Inglaterra para ver o meu neto a ser batizado... o Archie é meu neto, então claro que gostaria de estar lá para a bênção e desejar ao Archie e aos pais saúde e felicidade", disse.
Por outro lado, as duas irmãs de Diana, Lady Jane Fellowes e Lady Sarah McCorquoldale, estiveram presentes. Segundo a "People", elas participaram ativamente da cerimônia de batizado: Jane fez algumas das leituras. Essa, vale destacar, foi a primeira vez que as duas apareceram na foto oficial do batizado de um dos netos da Princesa Diana (elas estão em pé, ao lado de Doria Regland, mãe de Meghan). Nas fotos de George, Charlotte e Louis, filhos de William e Kate Middleton, as duas não apareceram. Segundo especialistas na realeza britânica, foi uma forma carinhosa que Meghan Markle e Harry destacarem, de forma singela, a admiração que tinham por Diana, falecida em acidente em agosto de 1997.
Outra homenagem a Diana no dia especial foi prestada por Kate Middleton. Fã da moda sustentável e sem medo dar novos ares a peças já usadas em outros looks, a duquesa de Cambridge estava com um par de brincos que era da sogra falecida no batizado do sobrinho, visitado por Kate e o marido nas primeiras semanas de vida. Conhecidos como os 'brincos de pérola de Collingwood', eles foram dados à princesa Diana por joalheiros de Collingwood, no Canadá, como presente de casamento e usados por ela no batizado de Harry.
(Por Marilise Gomes)