Todo mundo sabe que "Um Novo Dia Para Morrer" foi o último filme de Pierce Brosnan como James Bond, mas a verdade é que o ator contava continuar sendo o Agente 007, então foi uma surpresa quando lhe disseram que ele seria demitido do projeto. O astro internacional disse que a aventura dirigida por Lee Tamahori havia se tornado o a produção de maior bilheteria da saga até então.
Na verdade, na época até se falava em um spin-off protagonizado pela personagem de Halle Berry, mas os responsáveis pela franquia decidiram cortar custos e começar do zero com uma abordagem mais realista. A consequência mais importante disso foi se livrar de Brosnan, que não conseguia acreditar no que havia acontecido quando lhe contaram por telefone:
Eu estava nas Bahamas, trabalhando em um filme chamado 'The Big Shot', e meus agentes me ligaram e disseram: 'As negociações pararam. Os produtores Barbara Broccoli e Michael Wilson não têm certeza do que querem fazer.' ligarei na próxima quinta-feira'.
Sentei-me na casa de Richard Harris, nas Bahamas, e Barbara e Michael estavam ao telefone: 'Sentimos muito.' Ela estava chorando, Michael estava estóico e me disse: 'Você foi um ótimo James Bond. Muito obrigado', e eu disse: 'Muito obrigado e adeus.' Isso foi tudo. Fiquei chocado com a forma como me deixaram deitado na sarjeta"
Aparentemente, duas coisas aconteceram que levaram a essa decisão. Por um lado, o contrato de Brosnan teve que ser renovado e o ator pedia o que os produtores consideravam muito dinheiro. Por outro lado, os responsáveis pela saga quiseram adaptá-la aos novos tempos e isso não combinava com o tom cada vez mais excessivo dos últimos episódios.
Por isso, Daniel Craig acabou sendo escolhido como substituto de Brosnan e não creio que alguém tenha ficado descontente com essa decisão, já que deu energia renovada ao universo James Bond. Na verdade, a grande questão agora é se o sucessor de Craig depois de 'Sem Tempo Para Morrer' estará à altura da tarefa ou não.