Para quem sofre com espinhas, uma boa alimentação e óleos essenciais podem ajudar. Apesar de medicamentos como antibióticos e alguns tipos de anticoncepcionais encurtarem o tratamento, os recursos naturais podem ser uma boa opção. Segundo a dermatologista Karla Assed, a acne adulta começa a surgir a partir dos 25 anos, assim como a acne solar "As regiões mais freqüentes são queixo, linha da mandíbula e costas". Segundo a especialista, além dos hormônios, as espinhas também podem aparecer por causa de cremes para cabelos sem enxágue - que acabam ficando na pele, entupindo os poros - hidratantes e filtros solares oleosos. "Mesmo quem não sofreu com o problema na adolescência tem chances de enfrentá-lo mais tarde", explica a dermatologista. Saiba mais sobre os recursos naturais.
A dieta antiinflamatória é fundamental para tratar ou prevenir a acne na pele das mulheres adultas, e nada mais é do que evitar alimentos que causam oleosidade na pele. Os maiores vilões são os já conhecidos alimentos industrializados e processados, chocolates e gorduras, mas os laticínios também tornaram-se prejudiciais. Para praticar a dieta, a nutricionista do W Estética & Spa, Cátia Ruthner, dá as dicas. "Aposte em uma dieta rica em fontes de Ômega 3, frutas e legumes frescos, carnes magras, peixes e frutos do mar", indica.
Pode até parecer contraditório tratar a acne com óleos, já que é a partir da oleosidade que as inflamações se formam. No entanto, Marcia Rissato, terapeuta floral da Mona's Flower, explica que alguns óleos essenciais, como os óleos de melaleuca e lavanda, por exemplo, são os mais indicados por terem propriedades que ajudam a matar bactérias causadoras da acne e protegem o corpo de inflamações. Para usar, basta um pouco do óleo e um cotonete. "Limpe a pele do rosto e passe um pouco de óleo vegetal de sua preferência na espinha, e com a ajuda de um cotonete, aplique uma gota de óleo essencial de lavanda ou melaleuca", aconselha a terapeuta.