As temperaturas frias atingem o Brasil há algumas semanas – devido às massas de ar polar que circulam pela América do Sul – entretanto, com a entrada oficial no inverno, a tendência é que a baixa umidade e incidência de raios solares mude não apenas o guarda-roupa, como a rotina de cuidados com a pele do brasileiro.
Essa alteração acontece porque, durante o inverno, a cútis tende a apresentar menor poder de renovação celular, bem como de produção e manutenção da barreira de proteção, visto que o PH se desequilibra com a mudança do clima. Com isso, conforme aponta Marcelo Vilkas, CEO da Vilkas, marca de produtos de beleza e bem-estar, a pele fica mais ressecada, rígida e sensível.
"A pele no inverno, particularmente no Brasil, sofre muito com as variações de temperatura e umidade. À noite e pela manhã as temperaturas são mais baixas, entretanto, durante a tarde, o calor costuma aparecer", comenta.
"Gosto da analogia da rachadura na parede, que se forma pelo mesmo motivo: no calor ela está em perfeitas condições, com o frio ela se contrai devido à temperatura, com o calor ela se expande novamente, o que ocasiona as rachaduras. A nossa pele funciona assim também", destaca.
Segundo Marcelo Vilkas, para evitar o efeito colateral dessa oscilação no clima – o ressecamento da pele e envelhecimento precoce –, além de produtos específicos, é preciso estar de olho no comportamento.
"Mais que os fatores externos relacionados ao ambiente, hábitos como tomar banho quente, ingerir menos água e parar de usar o protetor solar também prejudica, e muito, a pele durante o inverno", alerta.
Ele lembra que, mesmo que o inverno tenha dias de sol menos intenso, isso não significa abdicar do protetor solar. "Os raios UVA e UVB, que penetram a pele e alteram o tecido das células, continuam a ser incididos mesmo em dias nublados ou de sol entre nuvens", pontua.
Cremes de hidratação mais concentrado, bem como substâncias de cuidados de longo prazo, como colágeno, ácido hialurônico e complexos vitamínicos devem entrar na rotina.
"Os cuidados internos também são importantes, como beber muita água e ter uma dieta balanceada também influenciam. Não adianta usar vários tipos de tratamento e esquecer da alimentação, ficar tomando refrigerante, lanches, salgadinhos, isso também prejudica muito a pele, então tente evitar", recomenda Marcelo Vilkas.