A mulher madura atual não é a mesma de 50 anos atrás. Prova disso é que grandes ícones de beleza da atual geração são mulheres mais velhas, como Jennifer Lopez (53 anos), Taís Araujo (43), Fátima Bernardes (59) e Cláudia Raia (55). A última, inclusive, declarou que os 50 anos são os novos 30 para as mulheres.
Médica atuante na área estética, Dra. Mariana Ribeiro destaca que o gerenciamento do envelhecimento da pele é uma decisão que tem um enorme impacto na autoestima da mulher. "É comum, no meu consultório, perceber mudanças não só físicas, mas emocionais e psicológicas. Já presenciei cenas de melhoras de depressão após tratamentos estéticos", afirma.
Esse salto na aparência e na qualidade de vida das mulheres maduras tem uma razão: o avanço da medicina, em especial a estética. Se, antes, envelhecer era um temor, hoje as mulheres conseguem aceitar melhor a nova fase e minimizar os impactos na autoestima por meio de tratamentos que melhoram o aspecto da pele madura.
No consultório da médica, 70% dos pacientes que procuram procedimentos são mulheres maduras. Entre as queixas, pele sem firmeza, rugas e linhas de expressão estão no topo do ranking de insatisfações.
"Pela natureza dos objetivos, procedimentos que envolvem toxina botulínica, ácido hialurônico e bioestimuladores de colágeno são os mais recomendados", explica.
Diferentemente dos tratamentos estéticos em mulheres mais jovens, a pele madura tem especificidades que precisam ser consideradas.
"A pele madura possui, em sua maioria, ptose, que é a queda da face. É a partir desse processo natural que se formam o 'bigode chinês', a 'marionete' e as 'bochechas de buldogue'. Por isso, na clínica, nosso intuito é, primeiro, reposicionar as estruturas faciais, devolvendo a autoestima e a vitalidade para a paciente", revela a Dra. Mariana Ribeiro.
Em peles maduras, a especialista pontua que é necessário associar os tratamentos. A aplicação da toxina botulínica geralmente é recomendada no terço superior para rugas e marcas de expressão e, no terço inferior e no pescoço, para melhorar o contorno facial.
"O ácido hialurônico pode ser aplicado em toda a face, com o objetivo de reestruturação. Ele devolve o volume das estruturas ósseas e a gordura perdida no processo natural de envelhecimento", explica.
Já os bioestimuladores firmam a pele e proporcionam o chamado "efeito lifting''. Nesses casos, as aplicações são realizadas nas laterais da face, na região retro-ligamentar.
"Pensando na junção desses tratamentos, que precisam ser associados quando a questão é peles maduras, desenvolvi o Lift Harmony, que une vários procedimentos estéticos realizados em um único momento e que oferecem resultados imediatos, duradouros e satisfatórios", garante.