Pele perfeita e Carnaval só combinam se você colocar em práticas algumas dicas de beleza! É que o sol, nesta época do ano, pode ser perigoso e acarretar queimadura e manchas, tanto no rosto quanto no corpo e até no couro cabeludo. Além de beber pelo menos dois litros de água por dia, investir na água de coco e caprichar na alimentação balanceada - que também dão uma forcinha para a pele ficar iluminada e bonita! - vale conferir 10 dicas de beleza para colocar em prática no feriadão. Confira!
Antes de se maquiar, aplique o filtro solar no rosto para evitar manchas e queimaduras de sol. "Escolha um com FPS alto (30 ou mais) e com toque seco, que controla a oleosidade da pele. É fundamental que ele seja aplicado no rosto pelo menos 30 minutos antes de sair de casa e reaplicá-lo a cada duas horas ou conforme a necessidade", ensina a especialista.
Quem gosta de praticidade pode, ainda, usar um protetor solar com cor, que protege e maquia ao mesmo tempo. "Uma dica é apostar nas versões em bastão ou em pó, que possuem cor e podem ser uma opção de maquiagem, já que funcionam como uma base ou pó compacto", garante.
A proteção nos dias de folia deve ser a mesma que nos dias de praia, ou seja, é preciso aplicar o filtro solar no corpo inteiro, principalmente se você for passar o dia no bloco! "O FPS escolhido também deve ser de 30 ou mais e lembre-se que quanto mais clara for a pele, maior deve ser a fotoproteção".
Outra dica da dermatologista para se proteger do sol e da insolação é usar adereços que funcionem como barreira física para os raios UVA e UVB, como óculos de sol e chapéus de aba larga, bonés, arcos e tiaras elaborados para proteger o couro cabeludo.
Os lábios também não devem ser esquecidos, já que a pele da boca é mais fina e sensível! "Para evitar o ressecamento e a descamação, tenha na bolsa um protetor labial ou balm com proteção UV e aplique sempre que necessário", indica a dermatologista.
A fantasia de Carnaval é indispensável para muitas foliãs, mas atenção: por causa do clima quente, a dica é priorizar peças leves e frescas. "São perfeitas para pular horas sem esquentar o corpo e provocar alergias", explica Renata.
Para evitar reações alérgicas e coceiras na pele, a dermatologista aconselha evitar o uso de tintas guaches e outras opções que não são aprovadas dermatologicamente. Já os glitters e purpurinas, que são o must have de Carnaval para muita gente, precisam ser usados com cuidado. "Não devem ser aplicados próximo aos olhos, evitando pequenas lesões nas córneas". Ah, e não esqueça de verificar a validade e a composição dos produtos!
Uma dica que pode deixar sua pele hidratada e mais fresquinha no Carnaval é levar uma versão pequena de água termal na bolsa ou pochete! "O produto refresca a pele, acalma e reforça as defesas naturais contra o excesso de sol e ressecamento. Dê uma borrifada no rosto sempre que tiver com a sensação de ardência e vermelhidão".
Dormir de maquiagem pode aumentar o surgimento de cravos, espinhas e acarretar o envelhecimento precoce. Por isso, mesmo cansada da maratona carnavalesca, não deixe de tirar a make no fim do dia! "Primeiro, lave o rosto com o sabonete ideal para o seu tipo de pele. Depois, passe um tônico facial ou água micelar para retirar qualquer vestígio de maquiagem. Para hidratar a pele, aplique um creme facial com ativos calmantes em toda a região facial ou borrife água termal", ensina.
Para evitar manchas e queimaduras na pele, fique atenta ao consumir frutas cítricas ao ar livre, seja in natura ou em bebidas como sucos ou caipirinhas. "Elas contêm substâncias chamadas furocumarinas, que, em contato com a pele e o sol, podem causar fitofotodermatose. Para evitar manchas e queimaduras, lave muito bem as mãos ou áreas da pele que tenham tido contato com a fruta".
(Por Beatriz Doblas)