Há exatos 20 anos, a Globo estreava a novela Mulheres Apaixonadas e agora vai reprisá-la novamente na telinha. Com isso o público vai relembrar, por exemplo, o romance vivido pelas personagens de Paula Picarelli e Alinne Moraes na trama.
Na novela de Manoel Carlos, Paula deu vida a Rafaela que acabou se apaixonando por Clara, personagem de Alinne Moraes que atualmente tem boa relação com a também ex de Cauã Reymond, Mariana Goldfarb. As adolescentes ainda estavam no ensino médio quando viveram o preconceito de viver um amor entre mulheres na ocasião.
De acordo a Paula, em uma entrevista para o "Gshow" sobre a volta de Mulheres Apaixonadas - novela que teve atriz renovando contrato após dois capítulos no ar - alguns pontos mudaram dentro da comunidade.
"Aprendi muito desde a época em que a novela foi ao ar. Me sinto feliz e orgulhosa de poder fazer parte da história dessa luta. (...) A representatividade da comunidade cresceu no audiovisual, na política, pessoas estão ocupando cargos e lutando bravamente pelo direito à vida. Infelizmente, o Brasil é país que mais mata LGBTQIA+ no mundo pelo 14o. ano consecutivo.", pontuou.
Ainda que hoje em dia, seja mais comum ver personagens LGBTQIAP+ em obras na TV, ainda é pouco e Clara e Rafaela foram um marco para a Globo - que vem sendo acusada de censurar o casal Clara e Helena de Vai na Fé.
"Sempre que a novela reprisa, na Globo ou no Viva, os espectadorxs me enchem de histórias de amor inspiradas pelas nossas personagens. É lindo, me emociona a força e o alcance dessa história e como é importante se reconhecer, se sentir incluídx nesses meios de comunicação."
O romance entre Clara e Rafaela teve que superar preconceitos até mesmo fora da tela da Globo, no entanto, elas venceram e viraram referência. Mas, de lá para cá, como ficou a relação entre as atriz após 20 anos? A própria Paula entrega:
"Eu e Alinne chegamos a nos encontrar há uns anos, temos uma grande amiga em comum, a Alice Granato, que vive querendo juntar a gente. Eu moro em São Paulo e ela no Rio aí fica um pouco difícil. Mas admiro muito o trabalho, gosto muito dela e acho que em algum momento a gente se reencontra sim.", disse.