É difícil assistir Patrícia Poeta na televisão e não se inspirar em seus looks, né? Cores vibrantes combinadas a cores claras, estampas diferentes, modelagens modernas e, claro, cabelo e maquiagem formam o chamado "conjunto da obra" no visual da jornalista. Neste verão, Poeta inspirou até as fãs do estilo boho chic com seus looks de praia. Um dos segredos? Fazer pré-combinações em casa mesmo, separando looks completos para o dia, para "dia e noite" e looks só para noite. "Dois em um é de uma época de Nova York. Às vezes, eu tinha que trabalhar e, na sequência, jantar. Não dava tempo de pegar metrô para me arrumar, então é aquela roupa que você vai trabalhar e já dá para sair para jantar. Só muda um acessório, uma bolsa, acredita e vai!", brinca.
Não tem roupa que Patrícia Poeta não experimente! E esse é um dos maiores segredos para o estilo versátil da apresentadora. "Pelo menos experimentar, eu experimento! E se me sinto bem, eu uso. Eu sou muito ligada em cortes de roupas, em modelagens diferentes, em mistura de estampas. Acho que a moda é uma arte, então eu admiro muito o trabalho dos designers porque acho que envolve criatividade, é uma forma de expressão. Recentemente, fui ao Japão e comprei roupas com cortes bem diferentes que, talvez, anos atrás, eu não usaria. Comprei roupas mais soltas, mais fluidas, modernas, que não modelam tanto o corpo. E adoro e uso direto!", conta. Mesmo aberta à todos os estilos, ela gosta de valorizar o biotipo. "Eu prefiro roupas que favoreçam o corpo, o biotipo. No meu caso, gosto de roupas que marquem mais o corpo da mulher brasileira".
Apesar de sua paixão pela criação das roupas, Patrícia enxerga o look como um todo. "Eu nunca penso no look como uma roupa com sapato e seus acessórios. Sempre penso em look como uma coisa completa. A base é a roupa, depois eu começo a pensar na maquiagem e no cabelo que combinam com aquilo. Às vezes, você coloca um vestido e faz um cabelo que não é a mesma vibe. Ou coloca um batom que leva a roupa para uma leitura que você não quer, ou um vestido megajusto e um batom vermelhão não é o que você está querendo. Então acho que é o conjunto da obra", diz. E por falar em maquiagem, Patrícia é quem faz sua própria make. É que a apresentadora morou por 5 anos em Nova York, onde trabalhou como correspondente internacional e, antes de ir, chegou a fazer um curso com o maquiador Celso Kamura para aprender a fazer a make de trabalho. "A única coisa que eu não sei fazer é colar cílios postiços, o resto eu faço. Ainda não me aventurei nessa. Talvez eu até consiga, mas colar cílios postiços me dá uma certa preguiça!", brinca.
Rosa, vermelho, coral, nude, o batom é um must have para Patrícia Poeta, que acredita que o item precisa combinar com a roupa. "Às vezes, um batom estraga o look. Às vezes, um batom que está mega na moda não combina com o tom de pele, isso foi uma coisa que eu também aprendi. Bege é uma cor que me apaga!", confessa. Um dos truques da apresentadora é fazer misturinhas de batom. "Na época do Jornal Nacional, eu misturava uns 5 batons! Aí ligavam na Central de Atendimento para saber a cor, e o maquiador falava: 'Te vira, Poeta!' E eu tinha misturado 5! Sempre misturo, nunca é um só. Misturo um batom nude com um coral para dar um tom a mais ou com um rosinha", conta. Já para eventos ou uma festa à noite, ela abusa das cores mais fortes. "Acho que dá para dar uma ousada maior".
(Apuração de Patrick Monteiro e texto por Beatriz Doblas)