O patchwork, quem diria, marcou presença nos looks das fashionistas durante as últimas semanas de moda que rolaram em Nova York, Londres, Milão e Paris. E teve até mesmo brasileira apostando na técnica, como a Thássia Naves , que usou uma calça alta ultracolorida estilizada em retalhos para assistir ao desfile de Christian Dior em Paris. No Instagram, a influencer ainda alertou que o patchwork pegaria por aqui. Colorido, criativo e eclético, o efeito de retalhos renova peças simples e ainda enche o look de cor, do jeito que o verão pede!
Looks em retalhos apareceram nos desfiles da Global Fashion Collective II, em Nova York, na coleção de Junko Shimada, em Paris, que apostaram em peças mega coloridas nas passarelas. Mas o que chamou mesmo atenção foi o patchwork nada conceitual e mais real nos looks das convidadas das Fashion Weeks! Para combinar com o mood da primavera e verão, bem alegre, os retalhos surgiram com estampas florais em vestidos e cores como amarelo e vermelho, cores que já estão se consagrando como os tons do calor.
Uma das formas glam de usar o patchwork é nas peças jeans: pelas ruas de Nova York, Milão e Paris, pode-se ver macacões feitos com detalhes em retalhos, tanto de tecidos jeans quanto de panos em tons mais claros, criando um contraste fashion. Já a jaqueta jeans ganhou um charme vintage com pedacinhos de retalhos em tons de vermelho e bege costurados nos bolsos na frente e nas mangas da peça.
O legal da tendência pachwork é que dá para customizar peças simples e que você não usa mais - e, de quebra, praticar o slow fashion! Para usar, a dica é combinar a peça de retalhos com outras peças clássicas, como fez Thássia Naves ao usar a calça multicolor com uma blusa de transparência branca, bem clean e que também está em alta na temporada por ser fresquinha. Se escolher o pachwork no look inteiro, como em um macacão ou um vestido, escolha acessórios e sapatos minimalistas para não pesar o visual e deixar que o efeito de retalhos seja o foco da produção.
(Por Beatriz Doblas)