Aos 23 anos, o influenciador digital Bruno Lima se prepara para a chegada do primeiro filho. O bebê, que é fruto do relacionamento com a médica veterinária Stefany Enes, ainda não teve o sexo revelado, pois os papais de primeira viagem devem realizar o chá revelação ainda em novembro. Mas os nomes já foram definidos: Liz ou Bryan.
Sabendo dos desafios da paternidade que está prestes a encarar, Bruno compartilhou cinco dicas que podem ajudar durante essa trajetória.
1- Conversar com o bebê ainda na barriga
Já é comprovado cientificamente que a partir da 16ª semana de gestação o bebê pode 'ouvir' a voz do pai e da mãe. Fazer o bebê a reconhecer a sua voz desde a barriga pode ajudar a acalmá-lo em momentos de crises de choro, principalmente na fase pós-parto, que é chamada de extero gestação (quando o bebê ainda está se encontrando em um novo ambiente totalmente diferente do que ele vivia na barriga).
2- Manter o ambiente tranquilo
A constante oscilação hormonal no corpo da mulher pode refletir em momentos de instabilidade emociona, e amenizar essas situações fará toda a diferença. O estresse pode ser prejudicial fisicamente tanto para a mãe quanto para o bebê. Ter paciência, dar carinho e companheirismo são essenciais para fazer da gestação uma experiência leve e divertida para todos.
3- Responsabilidades antes e depois do parto
A jornada de ser pai começa já no acompanhamento do pré-natal e das consultas médicas. É importante pesquisar sobre o desenvolvimento de um bebê, suas necessidades, trocar informações com amigos que são pais, para que, após o nascimento, estejamos ao lado dos nossos bebês e acompanhando diariamente o que ele precisa de acordo com cada fase de seu crescimento.
4- Evitar erros de principiante
Ser pai de primeira viagem significa um mundo de novas descobertas o tempo todo. Errar também faz parte do processo, mas é possível pesquisar e se inteirar sobre como evitar os principais deslizes que os pais novatos correm o risco de cometer após a chegada do recém-nascido.
5- Evitar comparar o seu paternar com o de outros pais
Famílias diferentes possuem particularidades distintas, que fazem com que o crescimento do bebê tenha suas próprias características. É muito importante evitar comparar o desenvolvimento do seu filho com o dos demais, entrando numa disputa sem o menor sentido. Isso só gera frustrações e inseguranças desnecessárias.
Se em algum momento houver qualquer dúvida sobre o desenvolvimento de seu bebê, procure se informar com um profissional em vez de compará-lo a outras crianças.