Aos 55 anos, Oscar Schmidt é o jogador de basquete mais reconhecido do Brasil e luta contra um tumor no cérebro desde 2011, quando fez a primeira cirurgia na cabeça. A notícia de que o "Mão Santa" retirou um nódulo maligno no dia 30 de abril, no Hospital Albert Einsten, em São Paulo, veio por um recado do jornalista esportivo Fernando Vannucci, no último domingo (26), por sua conta do Facebook. Vanucci conta que Oscar retirou o tumor e está fazendo quimioterapia diariamente, por causa da gravidade da doença.
Agora, o comentarista do "ESPN" Zé Boquinha conversou com o esportista, e sentiu que ele estava preocupado: "Nós batemos um papo ontem e eu não me senti nada confortável. Eu senti o Oscar muito preocupado. Eu estou muito chateado e preocupado".
Em entrevista para a revista "Veja São Paulo", a mulher do ex-jogador, Maria Cristina Victorino Schmidt negou a gravidade da doença e fala que Oscar não está "travando uma batalha" contra o câncer, nem mesmo fazendo quimioterapia diariamente. "Olha o que esse cara fez com a minha família. Estamos muito chateados com tudo isso e a notícia foi grotesca. Ele não ligou para ninguém e disse tudo isso sem ao menos nos procurar", desabafou a mulher.
Com acompanhamento médico e ressonância magnética de três em três meses desde a primeira cirurgia, que retirou um tumor de sete centímetros, ela conta que a segunda operação foi apenas um controle. "Tivemos medo durante a primeira cirurgia. Agora ele faz apenas um controle. O tumor voltou a aparecer e os médicos acharam melhor realizar a cirurgia enquanto ele é bem pequeno", declarou.
Oscar trabalha agora ministrando palestras sobre obstinação e liderança, e Maria conta que ele está até estudando para um evento nesta terça-feira (28), mostrando que continua com suas atividades normalmente.