Leonardo DiCaprio ganhou o seu primeiro Oscar de Melhor Ator na quinta indicação ao prêmio máximo do cinema americano, pelo protagonista de "O Regresso". A 88ª cerimônia aconteceu no Teatro Dolby de Hollywood, na noite deste domingo (28). Com a estatueta em mãos, o ator clicado aos beijos com Rihanna em uma boate fez um discurso sobre o aquecimento global e acabou sendo aplaudido de pé. Alguns artistas se emocionaram com o desabafo de DiCaprio.
"Fazer 'O Regresso' foi sobre a relação do homem com o mundo natual. O mundo que nós sentimos em 2015 como o ano mais quente. A nossa produção teve que ir até o sul do nosso planeta para poder encontrar neve. A mudança climática é real e está acontecendo nesse momento. E é a maior ameaça que a nossa espécie está enfrentando. Nós temos que trabalhar juntos para vencer isso", iniciou o ator apontado como affair da apresentadora de TV irlandesa Laura Whitmore.
"Temos que apoiar os líderes em todo o mundo. Líderes que não estão falando em nome dos grandes poluidores, mas que estejam falando em nome de todos os seres humanos. Aos povos nativos, aos bilhões de pessoas de baixa renda que serão impactadas com isso. Pelos filhos dos nossos filhos e todas as pessoas cujas vozes foram afogadas pela ganância", completou ele flagrado rindo nas costas de Lady Gaga durante o Globo de Ouro.
Schwarzenegger elogia Stallone após derrota: 'O melhor'
Novamente, o Brasil não foi premiado e Alê Abreu viu "O Menino e o Mundo" perder o troféu de Melhor Animação para "Divertida Mente". Quem também não levou a estatueta foi Lady Gaga. A cantora que havia feito campanha contra o abuso sexual perdeu para Sam Smith.
Outro derrotado foi Sylvester Stallone, por "Creed", preterido por Mark Rylance, por "Ponte dos Espiões". Em sua conta de Twitter, Arnold Schwarzenegger consolou o intérprete de Rocky Balboa. "Para mim, você é o melhor, não importa o que eles dizem", disse o ex-governador da Califórnia.
'Prêmio dos brancos', alfineta Chris Rock
Pelo segundo ano seguido, nenhum negro foi indicado ao Oscar. E Chris Rock, apresentador da cerimônia, não deixou de fazer críticas à Academia. "Bom, estou no Oscar da Academia, também conhecido como os prêmios dos brancos. Vocês se dão conta de que, se eles indicassem os apresentadores, eu nem teria este trabalho? Todos vocês estariam assistindo a Neil Patrick Harris nesse exato momento", disparou.
Em outro momento, lembro que a não indicação de negros já era algo comum há seis décadas. "É a 88ª edição do Oscar, o que significa que essa coisa toda de 'sem indicados negros' aconteceu pelo menos outras 71 vezes, ok? Vocês precisam se dar conta de que isso aconteceu nos anos 1950, 1960", pontuou. "Sabe, quando sua avó está pendurada em uma árvore, é muito difícil se preocupar com o melhor curta de documentário estrangeiro", completou.
Confira os premiados do Oscar 2016
A 88ª edição do Oscar teve como grande vencedor "Mad Max: Estrada da Fúria" com seis estatuetas, todas das áreas técnicas. Além do Oscar de Melhor Ator, "O Regresso" rendeu o troféu de Melhor Diretor e Melhor Fotografia.
Melhor Filme - "Spotlight: Segredos Revelados"
Melhor Ator - Leonardo DiCaprio ("O Regresso")
Melhor Atriz - Brie Larson ("O Quarto de Jack")
Melhor Ator Coadjuvante - Mark Rylance ("Ponte dos Espiões")
Melhor Atriz Coadjuvante - Alicia Vikander ("A Garota Dinamarquesa")
Melhor Diretor - Alejandro G. Iñárritu ("O Regresso")
Melhor Canção Original - "Writing's on the Wall", Sam Smith ("007 Contra Spectre")
Melhor Trilha Sonora - "Os 8 Odiados"
Melhor Filme Estrangeiro - "O Filho de Saul"
Melhor Curta de Live Action - "Stutterer"
Melhor Documentário - "Amy" (o longa traz cenas inéditas da cantora morta em 2011, aos 27 anos)
Melhor Documentário de Curta-Metragem - "A Girl in the River: The Price of Forgiveness"
Melhor Animação - "Divertida Mente"
Melhor Curta de Animação - "Bear Story"
Melhor Efeitos Visuais - "Ex Machina"
Melhor Mixagem de Som - "Mad Max: Estrada da Fúria"
Melhor Edição de Som - "Mad Max: Estrada da Fúria"
Melhor Montagem - "Mad Max: Estrada da Fúria"
Melhor Cabelo e Maquiagem - "Mad Max: Estrada da Fúria"
Melhor Design de Produção - "Mad Max: Estrada da Fúria"
Melhor Figurino - "Mad Max: Estrada da Fúria"
Melhor Fotografia - "O Regresso"
Melhor Roteiro Adaptado - "A Grande Aposta"
Melhor Roteiro Original - "Spotlight - Segredos Revelados"
(Por Guilherme Guidorizzi)