A atriz já tinha ganho o Globo de Ouro e o troféu do SAG Awards (prêmio do sindicato de atores norte-americanos) de Melhor Atriz pelo mesmo papel, que agradou a crítica e o público. Aliás, Lawrence não tem sorte nas horas de grande emoção, já que durante a premiação do SAG Awards ela passou por outra gafe, quando seu vestido Dior desmontou na hora que ela foi receber o prêmio. Depois do mico, o porta-voz disse que era o design da peça.
Jennifer já tinha sido indicada ao Oscar pela sua atuação no filme "Inverno da Alma", em 2011, mas perdeu a estatueta para Natalie Portman, com o elogiadíssimo papel de protagonista em "Cisne Negro".
Em outros anos, cenas inusitadas e engraçadas já aconteceram no Oscar. Em 2008, a cantora e atriz Miley Cyrus quase caiu no palco ao apresentar uma das categorias. Os atores Colin Farrel e John Travolta também escorregaram, fazendo com que os organizadores da premiação se explicassem, dizendo que o chão havia sido lubrificado mais do que deveria.
Em 2006, enquanto anunciava o vencedor do troféu de Melhor Edição de Som,Jennifer Garner pisou no vestido e quase levou um tombo. "Não uso dublês", fez piada depois da quase tragédia. Já no Globo de Ouro de 2007, a mulher deBen Affleck colou os pés com fita crepe no sapato para evitar o pior.
Talvez a maior gafe de todas as 85 edições do Oscar aconteceu em 1951, com a atriz Shelley Winters. Certa de que ganharia a estatueta de Melhor Atriz Coadjuvante, ela correu para o palco antes de ouvir o nome de Vivien Leigh ser anunciano como a grande vencedora. Tentando evitar um mico maior ainda, seu marido a puxou pelo vestido e a cena acabou com os dois caídos no chão. Que vergonha...