Substituta de 'Família é Tudo' a partir de 30 de setembro, 'Volta por Cima' tem como principal cenário uma empresa de ônibus. Na Viação Formosa, os protagonistas circulam diariamente, além de outros personagens que compõem a empresa, como motoristas e fiscais.
Autora da nova trama das sete, Cláudia Souto abordará a história de Madalena (Jéssica Ellen ), jovem que precisou adiar os sonhos para sustentar a família. Entre suas dificuldades, ela conhece Jão (Fabrício Boliveira ), homem que começou como trocador de ônibus e almeja um cargo melhor na empresa.
Se o folhetim busca aproximar a televisão do grande público brasileiro, a realidade está mais próxima do que se imagina. Na coletiva virtual da novela das sete, em que o Purepeople esteve presente, alguns atores mostraram que conhecem bem o dia a dia no transporte público.
Fabrício Boliveira, um dos protagonistas da novela, comentou sobre as peripécias que viveu na época em que se locomovia para ir e voltar da escola na infância. "Somos de uma geração que andam de transporte público. Eu era conhecido como dorminhoco, porque o sono que eu sentia... (risos). Todo o histórico de dormir no ônibus, no colo das pessoas virou uma coisa já comentada", revela.
Bia Santana, a Tati, irmã da protagonista Madalena (Jéssica Ellen) também descreve recordações de outros tempos. "Estudei a vida toda em Marechal Hermes. Gravamos uma cena no mesmo trajeto que vivi na escola. Sou cria do 779 (Madureira-Pavuna). Que experiência legal!", celebra.
Tereza Seiblitz, que retorna às novelas como mãe de Madalena, também tem experiências no coletivo. "Andei minha vida de ônibus. Adorava a conversa com as pessoas de várias idades"
Já Aldeia, a Vanilda, lembra situações complicadas. "Não tenho pensamento de ter carro, mas ressalto os momentos tensos, tendo que enfrentar tiroteio, assédio, fazer amizades, você conhece a mãe de família, um avô que leva presenta para a neta. Sou usuária do BRT (sistema de transporte público utilizado no Rio de Janeiro). Mas sofri um assédio no ônibus, esse é o medo presente das mulheres tentando se defender."
Iara Jamra também comentou sobre uma virada em sua vida celebrada em transporte público. "Ando muito de metrô, ainda mais agora que sou 60+. Tenho uma foto que comemorei os 60 anos no ônibus", se diverte a atriz.