A nova novela das seis, 'No Rancho Fundo ' traz a temática nordestina como pano de fundo. Além dos personagens representarem a região, grande parte dos atores da trama também são nordestinos, no entanto, as primeiras gravações da novela ocorreram no sudeste brasileiro.
Diamantina, Minas Gerais, foi escolhida como a localidade para adaptar as cenas mais belas do sertão do nordeste. A cidade do Vale do Jequitinhonha, por exemplo, é conhecida pela exploração do minério, pelo tempo seco e pela ausência de recursos.
O autor Mário Teixeira se baseou no livro 'Grande Sertão: Veredas', que consagrou João Guimarães Rosa (1908-1967), uma das obras mais importantes da literatura nacional, para desenhar a trama.
No local, a direção gravou no centro histórico de Diamantina para idealizar a cidade fictícia de Lapão da Beirada, quanto para áreas mais rurais, como a casa da família Leonel.
As grutas usadas por Zefa (Andréa Beltrão ) também foram relevantes para a construção da história. Neste caso, três grutas, em locais distantes, foram usadas para as cenas, que precisaram do transporte de pessoas e equipamentos. Vale frisar que Diamantina é conhecida por ser a cidade natal do presidente Juscelino Kubitschek e onde foi abrigada a ex-escravizada Chica da Silva.
Nas redes sociais, atores como Alexandre Nero (Tico Leonel), Luisa Arraes (Blandina), Welder Rodrigues (Sabá Bodó), Igor Fortunato (Zé Beltino) e Guthierry Sotero (Nastácio) publicaram momentos especiais durante o tempo em que estiveram na localidade.