Um ator que interpretou Tinky Winky no programa infantil cult "Teletubbies" morreu de hipotermia, de acordo com um inquérito. Simon Shelton, também conhecido como Simon Barnes, foi encontrado "congelado até a morte" em uma rua de Liverpool após cair no alcoolismo.
Um inquérito da legista Anita Bhardwaj registrou a causa da morte como desventura: "Simon Barnes tinha 52 anos e um histórico médico de dependência de álcool. No dia 17 de janeiro, às 7h15, Simon foi encontrado morto no edifício do Porto de Liverpool, em um poço entre o prédio e a rua. A análise toxicológica encontrou uma alta concentração de álcool. A temperatura no dia era de três graus e é mais provável que a combinação do álcool consumido e a temperatura tenha causado sua morte".
Bailarino e pai de três filhos, Simon substituiu Dave Thompson, que foi demitido do papel de Tinky Winky em 1997, após um ano. Ele estrelou o popular programa de TV até que sua primeira exibição terminou em 2001.
Em 2008, Shelton disse que não tinha ideia de que os Teletubbies seriam um sucesso tão grande quando ele foi escalado. "Eu não sabia que seria tão grande, mas soube, assim que comecei a trabalhar nele, que tinha algo especial", disse ele. Cerca de um bilhão de crianças em mais de 120 países assistiram aos Teletubbies em 45 idiomas.
Barnes se envolveu em um furor sobre a sexualidade de Tinky Winky, que foi acusado de ser um "modelo gay" e que poderia ser "moralmente prejudicial" para as crianças, segundo disse o pregador evangélico Jerry Falwell, em 1999.
"Ele é roxo – a cor do orgulho gay; e sua antena tem o formato de um triângulo – o símbolo do orgulho gay", escreveu ele no National Liberty Journal. "As pessoas sempre me perguntam se Tinky Winky é gay", disse Barnes. "Mas o personagem deveria ter três anos de idade, então a pergunta é realmente muito boba", completou.