Qualquer coisa que Jojo Todynho faça ou diga vira notícia, e o assunto logo bomba. Recentemente, a cantora deu detalhes sobre o seu processo de emagrecimento nas redes sociais. A artista, que já tinha cogitado a possibilidade de fazer uma cirurgia bariátrica, optou inicialmente por perder peso por meio de exercícios físicos e mudanças na dieta. Jojo, até aqui, secou 22 quilos.
Para o especialista em emagrecimento Dr. Neto Scardovelli, abrir mão de hábitos alimentares pode ser difícil, mas é possível com determinação.
"Não existe um caminho fácil ou uma fórmula mágica quando se busca emagrecer de forma saudável. É preciso tirar os maus hábitos e focar em trazer para o seu cotidiano um bom estilo de vida. Não tem relação alguma com uma 'eterna dieta' e, sim, preencher a maioria de suas refeições com alimentos saudáveis, sem ultra processados e tendo consciência do que você está ingerindo", explica ao Purepeople.
Jojo Todynho começou a jornada com 159 kg e, atualmente, está com 137 kg. Segundo o especialista, a reeducação alimentar vai muito além do que se come. O objetivo é padronizar o que e quando será ingerido. Trata-se de um processo totalmente individualizado de acordo com as necessidades e histórico de cada um.
"Depois de finalizada a reeducação alimentar, a vida será muito mais saudável, você será capaz de consumir em doses moderadas qualquer tipo de alimento. As exceções alimentares são as mesmas que devem ser evitadas por todos, como bebidas gaseificadas ricas em açúcar ou embutidos em geral", comenta.
Dr. Neto Scardovelli diz que é importante avaliar a condição atual de saúde, entender as necessidades individuais e como construir uma relação duradoura com a alimentação saudável.
"Tão importante quanto o nutricionista, é importante estar atento a sintomas relacionados à saúde mental. Estresse e ansiedade podem levar a desistência do processo, através da compulsão alimentar e da perda de motivação", alerta.