O Koo ganhou popularidade no Brasil em 2022 e supera 500 famosos brasileiros entre os mais de 2 milhões de usuários no país. A rede social indiana atraiu alguns usuários de peso, como o caso do jogador Ronaldinho Gaúcho, Bruno Gagliasso e Felipe Neto. Mas qual o motivo desse boom?
A adesão em massa despertou o interesse de empresas que investiram nas primeiras ações publicitárias digitais na nova plataforma e um dos motivos, inclusive, é bem curioso (para não dizer hilário!).
Para o especialista em marketing digital Anderson Freitas, as empresas brasileiras que buscam a internet para concretizarem campanhas publicitárias, não perderam tempo e perceberam o potencial", analisa o especialista.
Por conta de sua pronúncia em português, essa rede ganhou milhares de memes que potencializaram a plataforma entre os usuários.
"Nesse movimento tão recente, o mercado pode perceber que muitas empresas saíram na frente e aderiram à brincadeira. Algumas entraram somente nas conversas, outras logo criaram um perfil na plataforma e algumas já apostaram em ações a partir de engajamento de clientes", pontua o Anderson Freitas.
"O mesmo fenômeno de adesão se revelou aos famosos que aproveitaram as piadas para conhecerem a rede social e logo garantirem suas páginas na plataforma", destaca.
Entre as celebridades e influenciadores que já passam a ser destaque na rede indiana estão o youtuber Felipe Neto, uma personalidade relevante revelada nas redes sociais, o streamer Casimiro, os atores Babu Santana, Clarice Falcão, Bruno Gagliasso, as cantoras Pocah e Claudia Leitte, e o humorista Paulo Vieira, já confirmado oficialmente pela Globo no "BBB 23".
"Diante do atual cenário em que vive o Twitter, acredito que o Koo não será somente uma modinha passageira. Vejo que entrará na disputada deste mercado das redes sociais e será um novo espaço para as ações de marketing que envolvem o mercado digital", analisa Anderson.
Segundo dados divulgados pela empresa no dia 29 de novembro de 2022, o Brasil passou de 2 mil perfis, antes de sua estreia no país, para superar mais de 2 milhões de adeptos. Até a data, o Koo registrava cerca de 3,5 milhões de posts, 40 milhões de likes e 40 milhões de seguidores.
De acordo com dados do Sensor Tower, divulgados recentemente, o público brasileiro já é o segundo maior mercado da rede, com 2% de instalações; atrás apenas da Índia, com 93% dos perfis.