A morte de Akira Toriyama aos 68 anos deixa o mundo da animação de luto nesta sexta-feira (8), após os estúdios do criador do "Dragon Ball" revelarem a informação. O artista mais um grande nome do entretenimento a nos deixar morreu há uma semana vítima de hematoma subdural, ou seja, um acúmulo de sangue entre o crânio e o cérebro.
O velório de Akira recebeu somente familiares. Nascido em 5 de abril de 1955 em Nagoya (Japão), Akira engatou na carreira em 1978. Dois anos depois, lançou aquele que seria seu primeiro anime, "Dr. Slump". Mas o grande sucesso, "Dragon Ball", só viria em 1984 e durou 11 anos, tendo lançado mais de 40 volumes do personagem, que se estendeu para filmes, desenhos e jogos.
Na sequência, Akira produziu outros mangás como "Mamejiro", "Mr.Ho" e "Bubul". Em nota, a equipe do artista se pronunciou a respeito a morte. "Lamentamos profundamente que ele ainda tivesse vários trabalhos em andamento com grande entusiasmo. Além disso, ele teria muito mais a realizar".
"Akira deixou muitos títulos de mangá e obras de arte para este mundo. Graças ao apoio de tantas pessoas ao redor do mundo, ele pôde continuar suas atividades criativas por mais de 45 anos. Esperamos que o mundo único de criação de Akira Toriyama continue a ser amado por todos por muito tempo", completou a nota.
Na página de Akira, vários brasileiros lamentaram a morte inesperada do artista. "Infelizmente no mundo real não existe a possibilidade de juntar as esferas do dragão e fazer um pedido para o Shenlong ou Porunga, para ressuscitar o grande mestre. Que dia sombrio", se chocou um.
"Obrigada pelo melhor e maior anime de todos os tempos. Mudou a minha vida, mestre", agradeceu um segundo. "O autor do melhor anime de todos os tempos", concordou um terceiro. " Vá para os céus, grande guerreiro. A sua vida será sempre lembrada. Muito obrigado por tudo o que você fez e criou por nós aqui na Terra, agora, descanse em paz, Grande Akira", escreveu outro.