Reprise do Viva, a novela "Força de Um Desejo" vai se encaminhando para os últimos capítulos. Na reta final, antes de Ester (Malu Mader) e Inácio (Fabio Assunção) ficarem juntos e o assassino (ou assassina) de Sobral (Reginaldo Faria) ser descoberto, a protagonista vai ser presa em acusação de ter matado o barão, pai do mocinho.
A prisão de Ester vai ao ar na penúltima semana da novela de Gilberto Braga. A dona de um bordel começa a ver sua vida ruir quando Ernani (Stepan Nercessian) atende um pedido de Idalina (Nathalia Timberg) e falsifica o livro no qual está registrado o casamento de Sobral. Depois, ela fica em choque quando Inácio alega que Pedro (Kadu Carneiro) só quer saber do seu dinheiro.
E o quase golpe de misericórdia ocorre quando Ester é presa depois de denúncia de Abelardo (Selton Mello), filho de criação do Sobral e, portanto, meio-irmão de Inácio. Isso ocorre quando o rapaz pede para uma perícia em relação ao assassinato do pai, na novela exibida originalmente entre 1999 e 2000, e joga a culpa no assassinato do pai nos braços de Ester.
Já nos capítulos da última semana, a prisão de Ester revolta a todos os moradores da fictícia Ouro Verde, que decidem agir para conseguir a liberdade da dona do bordel. Ou melhor, quase todos, pois Higino (Paulo Betti) está disposto a ver o enforcamento da mocinha.
A sorte de Ester passa a mudar quando Abelardo descobre a inocência da ex-namorada de seu irmão. O filho de Higino resolve retirar a queixa contra a jovem, mas mesmo assim Ester segue sendo acusada e acaba indo a julgamento.
No tribunal, os depoimentos acabam sendo cruciais para incriminarem a própria Ester. E Idalina ajuda nisso ao faltar com a verdade na sua fala no tribunal. A protagonista só consegue escapar da acusação pelo assassinato de Sobral quando Vitório (Antônio Grassi) falar tudo o que sabe e revelar a verdadeira assassina.