A novela "Força de Um Desejo" (1999/2000) voltou ao ar no canal Viva com a história do amor proibido entre Inácio (Fábio Assunção) e Ester (Malu Mader). Na reta final da trama um grande mistério vem à tona: quem matou Henrique Sobral (Reginaldo Faria), pai do mocinho? O fazendeiro é assassinado no dia do noivado do filho com Alice (Lavínia Vlasak), fazendo Inácio se tornar o principal suspeito pelo crime.
Porém, lógico, Inácio é inocente, e o assassino de Sobral carrega nas costas outras mortes na novela que reúne uma série de artistas já falecidos. Afinal, quem é o "serial killer" de "Força de Um Desejo" e porque causa, motivo, razão ou circunstância ele mata quem atravessa seu caminho?
Lembrando que além da novela das seis de Gilberto Braga, o Viva resgata no mês que vem "Bambolê", "Maria do Bairro" e "Coração de Estudante", cuja história principal você recorda aqui. Já a Globo irá reprisar pela terceira vez "O Rei do Gado" no "Vale a Pena Ver de Novo" também a partir de novembro.
Em "Força de Um Desejo", a grande assassina é Bárbara (Denise Del Vecchio), a mulher de Higino (Paulo Betti) e mãe de Alice, a quem mima de todas as formas. Primeiro, a víbora mata o primeiro sócio do marido depois que o homem fica contra ser aliado dele. Em seguida, tira a vida de uma costureira por crer que a mulher estava seduzindo Higino.
Na sequência, Bárbara mata uma amante de Higino após ameaça do fazendeiro em largá-la por conta da outra. Pelo mesmo motivo, a assassina mata Helena (Sonia Braga), mulher de Sobral. Isso porque Higino se apaixona pela mãe de Inácio. Nesse crime, Bárbara ganha ajuda de Luiza (Isabel Fillardis) para matar Helena envenenada.
O crime é descoberto pelo dr. Xavier (Nelson Dantas), que se torna outra vítima da criminosa. Ela mata também com venenos o padre Olinto (Abrãao Farc) pois o religioso insiste para ela confessar seus assassinatos às autoridades.
Por fim, desmascarada por Sobral mata a tiro o fazendeiro. Na última semana e já mostrando sinais de loucura, Bárbara confessa seus crimes ao ser entregue por Vitório (Antonio Grassi) e acaba presa.