As atrizes e cantora Cher e Jane Birkin já apostavam, há mais de quarenta anos, em vestidos poderosos e transparentes para cruzar os tapetes vermelhos mais badalados da época. Ousadas, elas eram algumas das poucas famosas a abrir mão do sutiã. A ausência de lingerie em looks que deixam os seios à mostra não é, definitivamente, uma novidade fashion e já foi a escolha de modelos como Kate Moss e Naomi Campbell e de mitos do universo fashion como a cantora Madonna, que já usou e abusou de looks assim. Atualmente, no entanto, o número de adeptas da transparência sem sutiã só faz crescer, revelando assim a liberdade de uma geração que não tem vergonha do corpo e, muito menos, preocupações com o julgamento alheio.
Se nas passarelas os seios à mostra são a coisa mais comum do mundo (o sutiã não costuma ser incluído em look nenhum, a não ser que o desfile seja de lingerie), no Prêmio Multishow 2018, por exemplo, a transparência foi hit absoluto entre os looks das famosas e foi a escolha de gatas como Anitta, Lexa , Iza e Pabllo Vittar . Por trás do tecido translúcido dá para ver, também, a diversidade e a aceitação do corpo de uma maneira muito mais natural do que já foi um dia. Na Semana de Moda de Paris o look sem sutiã também foi colocado em prática. Influencers como a italiana Chiara Ferragni , a francesa Jeanne Dammas e até a brasileira Bruna Marquezine abriram mão da lingerie para compor seus looks. Essas meninas são responsáveis, inclusive, por uma revolução sobre a naturalização do corpo feminino e sua exposição sem que isso seja motivo para comentários.
No tapete vermelho, a ousadia de mostrar o corpo costuma ser uma iniciativa de modelos e das divas do pop. Além de Cher e Madonna, que já fizeram isso no passado, Rihanna causou ao optar por um look ultrabrilhante (todo cravado de cristais Swarowski) e totalmente transparente para a premiação de moda CFDA Awards (espécie de Oscar da moda) em 2014. O visual tinha referência nas vedetes dos anos 20 e, além de ousado, era chiquérrimo. Já no ano passado, a top model e uma das principais representantes da nova geração de beldades, Bella Hadid , escolheu um macacão telado do designer Alexander Wang para cruzar o tapete vermelho do Met Gala, o baile de gala anual do museu Metropolitan em Nova York. A também modelo e amiga de Bella, Kendall Jenner , é outra das famosas que costuma dispensar a lingerie. "Não vejo grande problema em ficar sem sutiã. Acho legal e realmente não me importo. É sexy, confortável e gosto dos meus seios", já escreveu a irmã de Kim Kardashian e Kylie Jenner em seu site. De fato, a atitude de se revelar o corpo nem devia ser assunto para os comentários alheios. Como ainda causa impacto, é louvável a iniciativa dessas modelos e também das brasileiras como Anitta e Iza de naturalizar o corpo feminino à mostra, coisa que sequer é questionada quando são os homens que fazem.
(por Deborah Couto)