O ódio de Luzia (Lucy Alves) por Tereza (Camila Pitanga) aumenta a cada capítulo da novela "Velho Chico". E quando vir que está prestes a perder o marido, a dona de casa jura a rival de morte em um de seus acessos de e fúria. Santo (Domingos Montagner) dá a entender que cogita a separação durante uma discussão com a mãe de suas filhas por causa de Miguel (Gabriel Leone) e da filha do Coronel Afrânio (Antonio Fagundes).
De acordo com o colunista de TV Daniel Castro, tudo começa quando Miguel leva Sophie (Yara Charry) para a casa do pai biológico, depois de já ter sido anunciado para a família dos Anjos como filho de Santo. Luzia, apesar de fingir surpresa com a notícia e apoiar o marido na relação com o filho mais velho, se irrita quando o agrônomo leva a namorada francesa para a fazenda e a discussão começa. "Paciência de homem tem limite! E você cruzou o meu tem muito tempo. Você vai me perder, mas não é por Tereza, nem por ninguém. É por você!", diz o marido.
Nervoso, Santo continua: "Se você não tá satisfeita, pegue suas coisa e busque outro canto. Porque essa casa é tanto de meu filho quanto de nossas menina!". "Não é! Essa casa é de gente decente, não é de gente sem vergonha!", protesta Luzia, e ele vai se alterando: "Repete... repete que teu marido, que o pai das tuas filha é um sem vergonha, Luzia. Repete!"
'É melhor aprender a viver sem mim', diz Santo
Apesar da explosão do marido, Luzia não se deixa intimidar e o enfrenta: "Quem faz o que você tá fazendo é o quê?". "O que eu tô fazendo, Luzia? Me diga? O que eu tô fazendo, Luzia?", ele rebate, questionando. Ela então desvia o olhar, e Santo desabafa: "O que vejo é você nunca feliz, nunca satisfeita. Deitei e acordei todos os dias na lida pra dar dignidade a essa família! Fui paras minhas filhas o pai que meu pai foi pra mim! E isso ninguém nunca vai tirar de mim! Muito menos você! Nunca disse um 'A' de nada, Luzia. Respeitei você do jeito que você é, e dei a você os melhores anos de minha vida!".
A dona de casa segue contestando, e no meio da discussão xinga Tereza, como de costume, mas desta vez o agricultor a defende: "Trate Tereza com respeito eu já lhe disse!". "Respeitar aquela rapariga? Aquela vagabunda?", ela retruca, e Santo esbraveja: "Respeita a mãe do meu filho!". Indignada, Luzia pergunta: "É isso que ela é agora? Mãe do seu filho? Depois de te esconder esse menino a vida inteira é isso que ela é, Santo?".
O pai de Miguel então avisa: "Se você não souber conviver com isso, é melhor aprender a viver sem mim!", em seguida se vira e vai saindo. Quando fica sozinha, Luzia comenta consigo mesma, em toma ameaçador: "Cutruvia, cachorra, você me paga maldita. Você que se engrace com meu marido que eu lhe mato! Eu lhe mato!". Já Carlos (Marcelo Serrado), aliado dela para afastar Tereza de Santo, planeja a morte de Bento (Irandhir Santos) com o coronel.
(Por Samyta Nunes)