Martim (Lee Taylor) vai sair novamente de casa nos próximos capítulos da novela "Velho Chico", e depois de ver o filho ir embora, Afrânio (Antonio Fagundes) vai confessar a Carlos Eduardo (Marcelo Serrado) que nunca amou o jornalista de verdade, assim como ama Tereza (Camila Pitanga). Durante a conversa o patriarca afirma não saber por que não foi capaz de amá-lo, mas vale lembrar que Leonor (Marina Nery), sua primeira mulher, morreu no parto do caçula.
De acordo com o colunista de TV Daniel Castro, tudo acontece depois que Martim vai embora de casa, e Afrânio se mostra arrependido por não ter conseguido mantê-lo próximo, apesar de sempre ter culpado o filho pela relação difícil que eles têm. "Não lhe dei chance. Ele tombou o rei e foi-se embora sem um abraço, sem sequer um aperto de mão", reclama com Carlos. "Estávamos em estado de alerta, pensando qual a próxima jogada que aquele maluco ia fazer", argumenta o ex-marido de Tereza.
O politico continua, na tentativa de consolar o coronel: "O senhor há de convir que, desde que esse moleque pisou nessa cidade, essa família não teve um só dia de sossego. Um filho que volta para a casa pelo simples prazer de destruir tudo que o pai deu a vida para construir não pode ser considerado uma bênção". É então que Afrânio admite: "Muito menos um pai como eu fui para ele! Não sei porque, mas eu nunca consegui amar esse menino de verdade".
Afrânio compara seu sentimento pelos dois filhos
Carlos segue justificando o discurso do ex-sogro: "Amar de que jeito, coronel? Esse é daqueles que desceu ao mundo pra destruir tudo. Tem gente que nasce assim, com o destino cruzando o nosso". Mas então Afrânio o encara e afirma que ele não sabe o que é ser pai. Com ternura, o filho de Encarnação (Selma Egrei) se lembra do nascimento da primogênita: "Quando botei meus olhos em Maria Tereza pela primeira vez senti isso, é um calor, um fogo que brota de dentro, que você não sabe explicar nem ao certo de onde vem".
Ainda mergulhado nas lembranças, ele continua sua fala, fazendo logo depois a comparação entre o que sente pelos dois filhos: "E vem de graça, você sente, e pronto! A vida podia fazer o que fosse que bastava olhar para o sorriso dela e tava tudo resolvido. Agora, nunca consegui botar os olhos nesse moleque desse jeito, nunca!". Carlos Eduardo, que fica espantado com a confissão, nos capítulos seguintes vai assassinar Martim.
Após a morte do fotógrafo, Encarnação (Selma Egrei) se joga no rio ao vê-lo no Gaiola Encantado, e acaba morrendo algum tempo mais tarde. Não satisfeito em ter se tornado o novo coronel Saruê, Carlos ainda rouba a herança que a centenária deixa para Miguel (Gabriel Leone).
(Por Samyta Nunes)