Depois de muitos infortúnios, como embarcar em um navio-bomba e ser sequestrada pelo vilão Teodoro, Maria Vitória (Vitória Strada) terá uma boa surpresa, nos próximos capítulos da novela das seis, "Tempo de Amar". Celina (Barbara França) dirá, no meio de um comentário, o nome completo de seu pai, Bernardo (Nelson Freitas). A mocinha ouvirá o nome do homem e reconhecerá o marido de sua tia, Alzira (Deborah Evelyn), que tanto procurou ao chegar ao Brasil. A essa altura da trama, ainda não terá sido revelado que Celeste Hermínia (Marisa Orht) é Mafalda, a mãe de Maria Vitória, supostamente morta no parto. A fadista foi casada com José Augusto (Tony Ramos) e expulsa de casa após descobrir o caso do fazendeiro com Delfina (Letícia Sabatella), que armou, junto com o amante, para afastar a mulher da filha. As cenas irão ao ar no dia 12 de dezembro e as informações são do colunista Daniel Castro.
Edgar (Marcello Melo Jr.) será espancado a mando de um empresário racista. Ao saber do ocorrido, Maria Vitória irá ao Grêmio Cultural contar a Celina e Artur (Guilherme Leicam). "Como é possível alguém ser agredido por causa de sua cor?", indagará a jovem, que ainda acha que Inácio (Bruno Cabrerizo) está morto. "Vou falar com meu pai! Ele vai, com certeza, ter uma boa ideia de como punir esse senhor Silva", continuará a loira. "Desculpa, Celina, mas acho que isso será difícil para o seu pai arranjar um jeito de punir um homem desse tipo: mau-caráter, racista, poderoso, cercado de capangas truculentos", retrucará Artur. "Você não conhece o doutor Bernardo da Fontoura. Ele conhece todo mundo no Rio de Janeiro e vai saber a quem recorrer", completará a namorada.
Assim que Celina enunciar o nome do pai, Maria Vitória questionará: "Disseste que teu pai chama-se Bernardo da Fontoura?". "Isso mesmo", dirá a jovem. Após a confirmação, a filha do fazendeiro constatará que Celina é sua prima: "Sou filha de Mafalda, irmã da tua mãe... Que morreu quando eu ainda era bebê. Nós somos primas, Celina!". "Quem diria, Maria Vitória... Você é a prima portuguesa que eu nunca conheci", responderá a loira. No fim da cena, as duas darão um abraço emocionado.
(Por Anita Prado)