Lourival (Jackson Costa) vai morrer soterrado após descobrir o caso extraconjugal da mulher, Selma (Carol Fazu), com Maura (Nanda Costa) nos próximos capítulos da novela "Segundo Sol". A tragédia acontece quando ele esmurra uma parede provocando o desabamento de uma parte do teto do precário edifício ao descontar sua frustração e revolta. O reboco cai sobre ele e o golpe é fatal. As cenas vão ao ar a partir desta terça-feira, antecipa nesta segunda-feira (4), o colunista de TV Daniel Castro. Antes de perder o marido, a costureira se encontra com a policial irmã de Rosa (Leticia Colin). "Essa noite sonhei que a gente tava morando junto. Foi um sonho tão forte que, quando acordei, quase contei pro Lourival sobre a gente", dispara, deixando nervosa a policial. "Se meu pai souber, ele me mata", afirma a filha de Agenor (Roberto Bonfim).
Selma, no entanto, não leva a sério a preocupação da amante. "Eu não acredito, ele não faria isso! Tá sendo muito sofrido ficar assim, dez minutinhos juntas, escondidas pelos cantos, com você tensa, morrendo de medo que nos vejam", diz ela, que já cogitou pedir a separação do marido. Chorando, a irmã de Rosa, que já sabe do seu segredo, reforça seu medo. "Não força a barra, Selma, meu pai não pode saber... ele não vai entender nunca", afirma, ganhando carinho da namorada em praça pública. E é nesse momento que Lourival passa e surpreende a mulher. Fora de si, ele avança na colcha em que Selma estava trabalhando e passa a ofender a costureira. "Desgraçada! Falsa! Eu devia te esfolar toda!", dispara.
É nesse momento que Selma flagra a atitude do marido e o questiona. "Eu descobri quem você é, Selma!", responde, fora de si, deixando a mulher sem entender nada. "Tá louco? Do que você tá falando?", pergunta. E Lourival revela já saber do caso dela com Maura. "Sapata sem vergonha! Eu sou casado com uma fanchona", dispara. Sem saída, Selma confirma o relacionamento com a irmã de Rosa, uma das prostitutas aliciadas por Laureta (Adriana Esteves). "É isso mesmo... E se você quer saber, eu amo a Maura!", afirma, confrontando o marido. Descontrolado e rindo de forma nervosa, Lourival é irônico com a mulher: "Isso é uma piada de mau gosto... Minha esposa é lésbica! Gosta de mulher! Isso é pior que enviuvar!".
A costureira resolve colocar um ponto final no casamento. "Eu quero o divórcio, Lourival, já pedi antes, eu quero sair daqui e viver minha vida com ela, ser feliz", pede ela, que quase foi beijada pela amante. Furioso, Lourival se nega a dar o divórcio. "Essa vergonha eu não vou passar. Eu não vou ser trocado por uma mulher! Uma mulher!", alega, acrescentando, na sequência, que vai revelar o que sabe para a família da policial. Ele só não conta tudo porque a mulher se coloca diante dele o impedindo. "Por que isso, Selma, por quê? Eu te amo! Te amo", afirma, embriagado. É a partir daí que ele começa a esmurrar a parede do imóvel ao mesmo tempo em que diz, repetidamente, que ama Selma.
O roteiro entregue aos atores pede: "De repente, o teto desaba sobre ele. Selma escapa por um triz. Um silêncio sepulcral. Quando a poeira baixa, Selma olha a cena, desesperada". "Lourival?", questiona procurando pelo pedreiro. O marido até é operado assim que chega no hospital mas não resiste e morre. E quem dá a notícia da morte é o pai de Maura. "Eu conversei com o doutor que atendeu o Lourival. Infelizmente as notícias não são boas. Seja forte, vizinha, seu marido acaba de falecer". Selma, então, fica fora de si. "Não! Não pode ser! É muito cruel ele morrer assim", diz. Logo depois, ela passa a culpar a empresa de Severo (Odilon Wagner) pela tragédia e arma um barraco no pronto socorro. "Isso é assassinato! O prédio tava caindo e ninguém fez nada! Mataram meu marido! A Construtora Athayde matou meu marido", esbraveja. O desabafo dela é filmado e levado ao ar na TV. E não vai demorar muito para Severo e o filho terem suas contas bloqueadas pela Justiça e é a falta de dinheiro que faz Rochelle (Giovanna Lancellotti) iniciar uma discussão com a família. A briga culmina com a garota apanhando do pai.
(Por Guilherme Guidorizzi)