Na novela "Pantanal", o Velho do Rio (Osmar Prado) vai salvar a vida de um neto, de novo. Após impedir a morte de Jove (Jesuíta Barbosa), o curandeiro age em prol de José Lucas (Irandhir Santos), o peão confundido com o pai por Irma (Camila Morgado). O filho mais velho de José Leôncio (Marcos Palmeira) fica correndo risco de morte ao ser baleado por um dos homens de Tenório (Murilo Benício).
As cenas vão ao ar nos próximos capítulos da novela das nove, antecipa a colunista Patricia Kogut, do jornal "O Globo" - veja aqui o resumo de "Pantanal" da semana que vem. José Lucas de Nada é atingido por um disparo quando estiver a cavalo e passa a sangrar demais. O caminhoneiro até grita por socorro, porém quase ninguém lhe ouve.
É aí que entra em cena o Velho do Rio, que arrasta o corpo do neto para socorrê-lo. Em um primeiro momento, o idoso não é visto pelo público. O curandeiro só aparece já na tapera de Juma (Alanis Guillen) quando estiver retirando a bala do peito do neto, que aparenta ter morrido.
+ Novela 'Pantanal' pode ter surpresa com Madeleine viva no final
O pai de José Leôncio logo acalma o neto mais velho. "Você não vai morrer, José Lucas. Não vai morrer, que não é chegada a sua hora. Aguenta firme. Você é um Leôncio! Um Leôncio! Não vai se entregar sem lutar!", afirmaa entidade.
Depois de um tempo, José Lucas volta a aparecer após retomar a consciência, embora ainda sem saber o que ocorreu com ele. "Eu tive a impressão de que tinha morrido", fala o irmão de Jove. "Você não estava morrendo, Você estava nascendo para a vida outra vez", responde o Velho.
Também nos próximos capítulos, Tenório vai levar para o Pantanal a sua segunda família. E é nas suas terras que Marcelo (Lucas Leto) vai engravidar Guta (Julia Dalavia), sua suposta meia-irmã. Temendo uma reação, a engenheira decide deixar a fazenda do pai.
Mais adiante é que será revelado que Guta e Marcelo não são meio-irmãos, já que ele não é filho do bandido.