Por muito pouco, Susana (Alessandra Negrini) consegue escapar do plano de Xavier (Ricardo Tozzi) na novela "Orgulho e Paixão". Nos próximos capítulos da trama das seis, já em sua reta final, a ex-aliada de Julieta (Gabriela Duarte) recorre a Elisabeta (Nathalia Dill) após quase ingerir uma bebida com sonífero oferecida pelo vilão, informa o portal "Observatório da Televisão". A intenção do fazendeiro era se livrar dela, seguindo ordens de lady Margareth (Natália do Vale), que também ordenou o assassinato da mulher do seu sobrinho, Darcy (Thiago Lacerda). Mas o plano deu errado e o inglês levou um tiro ao brigar com Virgílio (Giordano Becheleni) para defender a filha de Ofélia (Vera Holtz).
Esperta, Susana vai contar a Xavier ter trocado as taças de bebida quando o vilão revelar que colocou sonífero em sua bebida. Logo em seguida, ela tenta escapar ao lado da melhor amiga, Petúlia (Grace Gianoukas). Porém, a fuga da dupla é interrompida por lady Margareth. Depois, Virgílio também tenta evitar que Susana escape. Para isso, ele parte para cima da vilã, mas ela acaba salva pela empregada. Não resta outra alternativa a elas a não ser procurarem pela irmã de Mariana (Chandelly Braz), que vai revelar seus cabelos curtos ao se casar com Brandão (Malvino Salvador). "Pelo amor de Deus, não bata a porta na nossa fuça! Não aguento mais, precisamos de ajuda! E tenho uma coisa do imenso interesse de vocês para dizer... Caso deixem essas duas pobres flageladas entrar", suplica a ex de Olegário (Joaquim Lopes). Elisabeta se espanta e dá um grito ao ver as duas sujas e com os cabelos despenteados.
Uma tragédia vai movimentar os capítulos finais do folhetim das seis, marcado para chegar ao fim dia 24. Ernesto (Rodrigo Simas) vai descobrir todos os crimes que o irmão Virgílio cometeu e desmascará-lo na frente de todos. "Virgílio! Desgraçado! Você tentou matar Elisabeta e Darcy, torturou Mariana?! Confessa, bandido, confessa!", dispara o marido de Ema (Agatha Moreira) citando, por exemplo, quando o vilão ajudou Xavier a cortar o cabelo da jovem. É aí que o irmão de Fani (Tammy Di Calafiori ) aponta uma arma para Ernesto. Gaetano (Jairo Mattos) pula em cima do filho bandido e acaba baleado. "Não há mais tempo. Cuidem da mama", pede ao sentir que não irá escapar. A morte do pai deixa Ernesto com sentimento de culpa. "Sou a maior vítima de mim mesmo. Olha o que acabei causando", desabafa em conversa com Ema.
(Por Guilherme Guidorizzi)