Julieta (Gabriela Duarte) vai humilhar Susana (Alessandra Negrini) no capítulo desta sexta-feira (30) da novela "Orgulho e Paixão" ao ver que o filho, Camilo (Maurício Destri), está abalado pelo fora que deu em Jane (Pâmela Tomé). "O que foi que vocês fizeram com ele?", pergunta se dirigindo a Darcy (Thiago Lacerda) e à vilã. O médico esnoba a filha de Ofélia (Vera Holtz) e Felisberto (Tato Gabus Mendes) ao acreditar nas palavras da megera que a jovem só quer se casar com ele por conta do seu dinheiro. Quem antecipa é o portal "Observatório da Imprensa", nesta quarta-feira.
A víbora da nova trama das seis é pega de surpresa com a chegada antecipada da patroa. "Julieta! Achei que você só vinha mais tarde", diz. "Resolvi antecipar a viagem. Por que? Preferia não me ver tão cedo?", questiona a Rainha do Café. "Pelo contrário! Fico aliviada por já estar aqui", inventa Susana. Em seguida, Julieta se dirige ao herdeiro - "O que aconteceu, meu filho?" - mas é interrompida pela vilã. "Camilito está passando por uma...", diz. "Perguntei para ele, Susana", interrompe a mãe do rapaz. "Eu sou um fraco, mãe. Não tenho mais forças pra nada. Arrancaram meu coração", responde em tom de lamúria o médico que viverá uma paixão proibida com Jane.
Nesse momento, Darcy revela que a dor do amigo é de amor: "Ele se apaixonou". "E nós o protegemos. Era uma interesseira querendo usar o seu filho", retruca Susana. "Esse não é o momento pra essa conversa, Susana", dispara Darcy. "Por favor, saiam daqui... Só... Me deixem em paz. É só o que eu peço", suplica o médico, incentivado por Ofélia a namorar com a garota. "Vocês não ouviram? Vamos deixar ele sozinho", ordena a Rainha do Café. Em seguida, ela tem uma conversa reservada com a aliada e esbraveja. "Eu te dei instruções claras sobre Camilo. E olha o estado do menino. Se ele ficou desse jeito, é porque você deixou esse relacionamento ir longe demais. No primeiro sinal de que ele estava se encantando por essa menina, tinha que ter sido implacável!", dispara.
Acuada, Susana culpa a irmã de Elisabeta (Nathalia Dill). "Mas ela era mais esperta do que o normal, se fez de doente pra ficar aqui cercando Camilo", alega ela, responsável pelo flagra do beijo da mocinha em Darcy. "Bastava mandá-la embora. Isso aqui não é hospital. Ainda mais uma moça solteira. Era só alegar que ia manchar a reputação dela e despachar. Ou nem dizer nada. Quem se importa?!", desdenha a mãe do médico. "Talvez eu tenha subestimado a inteligência dessas caipiras", comenta Susana. "E talvez eu tenha superestimado a sua... Desculpe a dureza, mas suas ironias não têm lugar aqui nessa conversa. Eu não cheguei onde cheguei sendo condescendente", retruca a milionária. "Eu sei, minha amiga, que se você está sendo dura é porque é necessário. E eu sempre aprendo com você", responde a vilã. E Julieta encerra a conversa, mudando de assunto. "Estou muito cansada. Ainda mais com esse aborrecimento. Mais tarde conversamos sobre o outro problema: as terras do barão. Agora vou tomar um banho", finaliza.
(Por Guilherme Guidorizzi)