Luccino (Juliano Laham) vai ficar muito perto de perder Otávio (Pedro Henrique Müller) nos próximos capítulos da novela "Orgulho e Paixão". Depois que o mecânico rejeita fugir com ele, sua paixão, o oficial decide ir embora do Vale do Café. Quem antecipa é o colunista de TV Daniel Castro nesta segunda-feira (20) e as cenas vão ao ar a partir do dia 25 na trama das seis. A essa altura, o irmão de Fani (Tammy Di Calafiori) já terá sido expulso de casa pelo pai ao admitir ser homossexual. A verdade vem à tona quando Gaetano (Jairo Mattos) flagra o filho quase beijando Otávio em seu quarto.
Decepcionado com o também irmão de Ernesto (Rodrigo Simas), o oficial vai até Brandão e pede para ser transferido de quartel. "É impressão minha ou o senhor não está no seu estado normal?", questiona o noivo de Mariana (Chandelly Braz). "Eu quero ser transferido para outro batalhão. Bem longe do vale!", responde a paixão de Luccino. A fala do ex-noivo de Lídia (Bruna Griphao) surpreende o coronel: "Achei que estava contente conosco. Qual a razão desse pedido tão inesperado?". "A vida aqui no Vale se tornou insuportável pra mim desde que... Fui abandonado no altar", relata o rapaz, sem revelar o principal motivo de sua decisão, em um primeiro momento.
O futuro cunhado de Jane (Pâmela Tomé), já à espera do primeiro filho com Camilo (Maurício Destri), afirma que ninguém lembra mais da vergonha que ele passou no altar e pressiona o subordinado. "Sofri uma grande decepção. Me dispus a fazer um sacrifício imenso por uma 'pessoa' que... Não quer o mesmo que eu", diz Otávio, se fazendo entender. "Uma 'pessoa'... Sim, entendo. Mas tem certeza que essa 'pessoa' não está apenas com medo dos próprios sentimentos? Das consequências de seguir seu coração, quando o que ele ordena não é o que a maioria espera?", responde Brandão. "Estava disposto a enfrentar tudo pra ficar com... Essa 'pessoa'. Já ela recuou diante do primeiro obstáculo", retruca o amor do mecânico.O coronel critica a atitude do subordinado e lhe dá um conselho: "Não é o que está fazendo? Fugindo diante da primeira negativa? Vamos fazer o seguinte, providencio sua transferência, se é o quer. Mas só amanhã. Assim terá um dia pra pensar".
Sabendo que Otávio se referiu a Luccino, Brandão vai atrás do irmão de Fani. "Como amigos, tenho o dever de lhe contar algo: o capitão Otávio pediu transferência do vale", avisa. "Tentei demovê-lo, mas ele não me ouviu. De todo modo dei a ele um prazo para pensar. Mas amanhã, se ele insistir, não vou ter escolha", acrescenta o noivo de Mariana, cujos cabelos foram cortados em vingança de Xavier (Ricardo Tozzi). A notícia deixa Luccino transtornado: "O... capitão... vai embora?". "Ou não se você conseguir convencê-lo do contrário. E acho que é o que deveria fazer. Vocês deveriam conversar, sem meias palavras, dizer o que sentem. Se não fizerem isso, vão se arrepender pro resto da vida. Pense nisso", pondera Brandão enquanto o irmão de Ernesto não segura o choro.
O mecânico resolve ir atrás de Mariana, sua melhor amiga. "Acabou, Mariana. Otávio pediu transferência do vale. E foi melhor assim. Ele queria pedir baixa do Exército, jogar a vida dele fora, desistir dos sonhos, da carreira... Por mim!", conta. "Há uma diferença muito grande entre jogar fora um sonho e rever planos por um grande amor", pondera a Benedito. "Um grande amor? Eu?", se espanta o rapaz, que levara uma dura da filha de Ofélia (Vera Holtz). "Acha que não merece, que não é especial o bastante? Luccino, você é bonito, doce, bom caráter, é um tesouro! Faça o favor de se mexer. Vá atrás do capitão e o impeça de cometer o maior erro da vida dele!", protesta.
(Por Guilherme Guidorizzi)