Dom Pedro (Caio Castro) vai ficar descontrolado nos próximos capítulos da novela "Novo Mundo" e, depois de agredir Chalaça (Romulo Estrela) com socos, o obriga a deixar o Brasil. Quem fica satisfeito com a situação é Thomas (Gabriel Braga Nunes), que arquitetou, junto de Domitila (Agatha Moreira), o plano para conseguir tirar o secretário do Príncipe Regente de seu caminho. As informações previstas para irem ao ar nos dias 18 e 19 de maio são do colunista Daniel Castro, do "Notícias da TV".
Tudo começa quando Thomas afirma a Pedro que irá lhe mostrar quem é o homem que está traindo sua confiança e o convence a acompanhá-lo até um hotel. No local, os dois veem Avilez (Paulo Rocha) entrando com uma mala que, segundo o marido de Anna (Isabelle Drummond), será entregue ao infiel e Domitila, que firma um pacto com Thomas, já está devidamente instruída. A mulher entrega para Chalaça uma mala igual a carregada pelo general do exército e pede para o amante ajudá-la a guardar suas economias. Ao deixar a hospedagem, Chalaça sai com o objeto em mãos e Pedro, ao ver o amigo, acredita que ele é um traidor.
Ainda perto do hotel, Pedro fica perplexo e chora mas, com a chegada de Chalaça em sua casa, ele fica fora de controle. "Traidor miserável!", explode o Príncipe Regente. "O que tem aí dentro?" Confuso, Chalaça responde de forma ríspida: "Nada aqui que seja do seu interesse". Inconformado, o filho de Dom João (Léo Jaime) abre a mala do funcionário, encontra o dinheiro deixado por Domitila - mulher que se envolveu com Chalaça, Thomas e será amante de Pedro - e volta xingá-lo. "Então é verdade. Avilez te comprou. Era você quem estava me traindo esse tempo todo", grita. "Maldito traidor! Seu verme!"
O lado violento de Pedro aflora com a constatação da traição de Chalaça e ele passa a agredir fisicamente no parceiro, assustado com a reação. Durante a surra, Pedro cai no choro e, em meio a soluços, declara: "Como pode fazer isso comigo? Você sente inveja de mim, não é isso? Confessa! Inveja porque sou o príncipe? Porque você sempre ficou na minha sombra? Sempre te tratei como um irmão! E você me traiu!" Com o rosto desfigurado, o homem que fez de tudo para ajudar Domitila é preso pelos guardas da corte, que são ordenados pelo Príncipe Regente a deportá-lo a Portugal.
(Por Carol Borges)