Depois de já ter salvado a vida de Leopoldina (Letícia Colin), Joaquim (Chay Suede) vai evitar também a morte de Dom Pedro (Caio Castro), na novela "Novo Mundo". Nos próximos capítulos da trama das seis, após uma passagem de tempo de quatro anos, o ator terá descoberto sua missão junto aos índios e os lidera em uma jornada até o Rio de Janeiro. Quando chega à capital da província, ele impede um atentado contra o Príncipe Regente, orquestrado por Avilez (Paulo Rocha) e Thomas (Gabriel Braga Nunes).
De acordo com o colunista de TV Daniel Castro, tudo acontece a partir do capítulo previsto para ir ao ar na terça-feira (11), quando Avilez decide atentar contra a vida de Pedro e comenta com Thomas. O vilão então contrata Jacinto (Babu Santana) para fazer o serviço e o capataz arma uma emboscada.
Contudo, enquanto Jacinto persegue o príncipe, Joaquim estará procurando Anna (Isabelle Drummond), e ao ver a perseguição salva Dom Pedro. O ator se apresenta ao marido de Leopoldina como sendo o marujo que salvou a princesa dos piratas durante a viagem par ao Brasil e ganha sua confiança.
Como forma de mostrar sua gratidão, Pedro leva Joaquim até o palácio, mas os dois entram por uma passagem secreta. É então que acontece o emocionante reencontro do casal protagonista. Contudo, após os quatro anos que o amado ficou desaparecido, Anna acaba acreditando que ele de fato morreu quando foi baleado e caiu no mar, e a essa altura terá ficado noiva de Thomas.
Apesar de receber o comando do Brasil depois que Dom João (Léo Jaime) e Carlota Joaquina (Débora Olivieri) voltam para Portugal, Dom Pedro fica chocado ao descobrir que mesmo sendo o Príncipe Regente não poderá governar livremente, pois deve obedecer às ordens da corte portuguesa. É a partir de então que começa o anseio pela independência, causa em que Leopoldina, Anna, Joaquim e José Bonifácio (Felipe Camargo) vão se engajar e pela qual vão lutar juntos.
(Por Samyta Nunes)