Desesperado com o retorno de Anna (Isabelle Drummond) à casa do marido por causa da filha, na novela "Novo Mundo", Joaquim (Chay Suede) vai contar com uma ajuda inesperada para conseguir mandar Thomas (Gabriel Braga Nunes) para a cadeia. Quando volta a falar na trama das seis, Quinzinho (Theo de Almeida Lopes) revela que o crápula mantém um quarto na taberna. Mas até lá, a escritora terá passado por maus bocados: ela vê Thomas incendiar seu livro e, depois, apanha de cinto do vilão ao tentar fugir de casa. E é com a ajuda de Quinzinho que o herói consegue provar que o rival conspira contra o Príncipe Regente, e o inglês recebe voz de prisão.
Quando vê o pai chorar de saudade por conta de Anna, o pequeno decide agir e fala pela segunda vez na novela, para tentar consolá-lo. "Eu estou aqui", diz o menino, que a partir de então não vai parar mais de tagarelar. "Não aguento mais pensar em Anna e Vitória lá, sozinhas com Thomas. Eu queria tanto poder fazer alguma coisa, mas não consigo encontrar nada contra ele", diz o ator, que encara de frente o crápula. "Thomas é muito mau", reforça o pequeno."Sua mãe desapareceu por causa dele, ela sabia onde ele guarda os segredos dele. Se ela pelo menos voltasse para contar para a gente onde é que eles estão", diz o mambembe. "Eu sei! No quarto da gente morta!", conta o guri.
Acompanhado de Bonifácio (Felipe Camargo), Joaquim procurara Egídio (Márcio Vito) e denuncia Thomas, a fim de contar com a ajuda do comissário para invadir o tal quarto da taberna. Uma vez dentro do cômodo, eles encontraram um contrato que prova a ligação do ex-ministro com Avilez (Paulo Rocha) e que os dois conspiraram contra dom Pedro (Caio Castro). "Um contrato entre Thomas e o general Avilez! Garantindo que as cortes portuguesas nomeariam Thomas como presidente da província do Rio de Janeiro!", exclama o pai de Quinzinho, e o conselheiro do príncipe completa: "Após a expulsão de dom Pedro e sua família! Assinado pelos dois!".
De posse do documento, o comissário vai até a casa de Thomas para lhe dar voz de prisão, mas ele se faz de desentendido: "Comissário, ainda não estou entendendo de onde tirou essa ordem absurda de me prender!". "Tramou contra o príncipe regente! Isso é conspiração! Encontramos cartas, acordos assinados por você e o general Avilez! Sem falar naquele tesouro todo, roubado!", diz Joaquim. O folhetim vem sendo reprisado desde março e dará lugar à reapresentação de "Flor do Caribe" uma vez que "Nos Tempos do Imperador" só irá ao ar em 2021 após dois adiamentos em virtude da pandemia do novo coronavírus.
(Texto atualizado por Guilherme Guidorizzi)