Apesar de ter passado anos sendo escravizada, Elvira (Ingrid Guimarães) vai dar uma verdadeira prova de amizade a Licurgo (Guilherme Piva) e Germana (Vivianne Pasmanter), na novela "Novo Mundo". Depois que Hugo (César Cardadeiro) se revelar filho do patrão e novo dono da taberna, a atriz decide abandonar o namorado, e acolher o casal, que passa a morar com ela novamente, nos próximos capítulos da trama das seis.
Tudo acontece em cenas previstas para irem ao ar a partir desta quarta-feira (30), quando Hugo revela o segredo que vem guardando desde que desembarcou no Rio de Janeiro. Depois de ter se passado por irmão de dom Pedro (Caio Castro) e desmentido a armação, o rapaz passa a taberna para o seu nome com o papel em branco que conseguiu que Licurgo assinasse. Ele então anuncia que é o novo dono do estabelecimento, o que desespera o casal. Tentnado controlar a situação, Elvira questiona as razões do golpe, e o namorado explica com outra revelação: "Para vingar minha mãe. O Licurgo é meu pai!".
Surpreendentemente, apesar de ter sido tão explorada pelos donos da taberna, Elvira sai em defesa dos ex-patrões e decide terminar sua relação com Hugo. Além disso, ela acolher Germana e Licurgo em sua casa. Junto com Quinzinho (Théo de Almeida Lopes), a atriz vai ajudar o cozinheiro, que passa a fazer sucesso com uma de suas receitas.
Nos capítulos seguintes, Germana se dá conta de que foi traída pelo marido, e para complicar ainda mais a situação, Hugo conta ao pai que a ex-patroa tentou seduzi-lo. Além de ter perdido seu negócio, o casal será roubado pelos piratas do navio de Fred Sem Alma (Leopoldo Pacheco). E Elvira não só abre mão do amado por causa dos dois, como os ajuda a sabotar a taberna, como retaliação a Hugo.
No capítulo de sete de setembro, feriado da Independência do Brasil, dom Pedro (Caio Castro) vai dar o grito de "Independência ou Morte!" às margens do rio Ipiranga, conforme conta a história do Brasil. Mas a trama das seis vai mostrar também que quem assina o decreto que separa o país de Portugal é Leopoldina (Leticia Colin) como regente. Antes disso, a princesa ainda sofre um atentado, encomendado por Thomas (Gabriel Braga Nunes).
(Por Samyta Nunes)