Na novela "Novo Mundo", a identidade do filho perdido de Amália (Vanessa Gerbelli) é um dos grandes mistérios. Mas o segredo vai acabar nos próximos capítulos da trama das seis: Joaquim (Chay Suede) é o filho bastardo de dom João (Léo Jaime), e portanto, irmão de Pedro (Caio Castro). Na história de Thereza Falcão e Alessandro Marson, Amália foi mantida em um convento depois de ser separada do filho, ainda bebê. Para piorar sua situação, ainda perdeu a memória. Mas ao escapar do convento com a ajuda de Peter (Caco Ciocler), Amália conseguiu reaver as lembranças
E no meio disso, Thomas, grande vilão da novela, surge. O víbora que faz da vida da mulher, Anna (Isabelle Drummond), um inferno inventa que Hugo (César Cardadeiro) é o filho bastardo do rei e, dessa forma, o herdeiro do trono. Não satisfeito, o crápula ataca um evento oficial em que o príncipe se reúne com alguns políticos com nada menos que uma bomba. Para azar de Thomas, que tem uma série de duelos com Joaquim, nada sai como ele planejou. Pedro sobrevive ao atentado e Hugo acaba assumindo que foi pago para participar da armação do pulha.
Paralelamente a Amália reconhecendo o filho perdido, Sebastião (Roberto Cordovani) - que foi quem tirou a criança da mãe - e Thomas conversam sobre o golpe. "Bem feito para aquela atrevida (Amália), Joaquim e o doutorzinho liberal (Peter)! Em breve, todos eles terão o que merecem", afirma o oficial da marinha inglesa, se referindo ao falso herdeiro de dom João. E alguns capítulos depois, Amália e Anna conversam e a mãe de Joaquim dá a entender que já reencontrou o filho. Prestes a se casar com Peter, ela mostra o tecido com que pretende fazer o traje da cerimônia e a escritora elogia: "O vestido vai ficar lindo, Amália!". "Eu mesma vou costurar. Para mim isso tudo parece um sonho bom. Meu filho, casamento, netos. Tenho medo disto acabar", comenta a jardineira, feliz, e a nora afirma: "Não vai acabar. E está só começando". Ao mesmo tempo, o telespectador vai descobrir que Amália e Joaquim são mãe e filho.
O folhetim de época já está se encaminhando para a reta final e dará lugar a mais uma reprise, assim como ocorrerá nas faixas as sete ("Haja Coração" após "Totalmente Demais") e nove ("A Força do Querer" substituindo "Fina Estampa"). O repeteco escolhido foi "Flor do Caribe", trama de Walter Negrão. "Nos Tempos do Imperador" não tem mais previsão de reiniciar os trabalhos, algo que só ocorrerá em 2021.
(por Guilherme Guidorizzi)