NOVELA "NOS TEMPOS DO IMPERADOR" - resumo dos capítulos da semana de 6 a 11 de setembro de 2021
Cândida (Dani Ornellas) assegura a Pilar (Gabriela Medvedovski), Samuel (Michel Gomes) e Olu (Rogério Brito) a morte de Abena (Mary Sheila) e Baltazar (Alan Rocha). Pedro (Selton Mello) resolve ir embora da casa de Tonico (Alexandre Nero) antes da hora. Dolores (Julia Freitas) é consolada por Teresa (Letícia Sabatella). Guebo (João Victor Menezes) fica mal com a perda em família e Samuel garante que vai tomar conta dele.
Nélio (João Pedro Zappa) concorda em se tornar marido de Nonarica (atriz não divulgada). Luísa (Mariana Ximenes) admite a Samuel que sente saudade de Pedro quando o imperador lhe manda carta. Clemência (Dani Barros) fica com um pé atrás em relação a Quinzinho (Augusto Madeira), Lupita (Roberta Rodrigues), Licurgo (Guilherme Piva) e Germana (Vivianne Pasmanter).
Nélio festeja quando Nonarica resolve não se casar mais. Pilar fica enciumada com a relação de Samuel e Luísa. Guebo afirma que irá se vingar de quem matou seus parentes. Tonico fica sabendo onde Pilar está.
Dolores percebe que a carta de Pilar foi perdida. Samuel conta a Pilar que Guebo não quer se mudar para a casa deles. Tonico monta armadilha para Pilar e chama o pai e a irmã dela para a posse dele no RJ. Clemência fica sabendo dos trambiques envolvendo Quinzinho, Licurgo, Germana e Lupita. Cândida fica aflita quando Guebo passa a jogar capoeira.
A Justina (Cinara Leal), Luísa entrega saudade de Pedro, porém garante que retornará para a Europa. Guebo bate em Borges (Danilo Dal Farra) ao dizer que não irá para a escola de militares. Em armação, Batista (Ernani Moraes) e Lota (Paula Cohen) tomam posse das terras que foram invadidas.
Clemência se torna mãe de gêmeos, em parto com a ajuda de Pilar. Pedro e a mulher retornam ao RJ. O imperador vai atrás de Luísa.
Pedro faz de tudo para que Luísa volte a ficar com ele. Pilar festeja o nascimento das crianças. Clemência passa por apuros para dar atenção às crianças. Samuel faz de tudo para que Guebo ingresse na escola militar. Tonico, Eudoro (José Dumont) e Dolores viajam rumo ao RJ.
Teresa diz a Pilar que Tonico surgirá na cidade. Teresa faz perguntas a Luísa a respeito das cartas que troca com Pedro. Luísa conclui que Mariquinha (atriz não divulgada) foi usada pela imperatriz para afastá-la de Pedro. Luísa diz amar Pedro.
Pedro transa com Luísa. Pedro admite a Teresa seu amor por Luísa. Zayla (Alana Cabral) assegura a Cândida que Pilar e Samuel não vão se casar. Teresa vai atrás de Luísa, e Pedro vê suas duas mulheres juntas. Eudoro suspeita da atitude de Tonico com Dolores.
Tonico manda Nélio não deixe sua família chegar perto de sua casa, quando os pais dele desembarcam no Rio de Janeiro. Pedro tem encontro com Luísa em uma casa no campo. Caxias (Jackson Antunes) pede para Samuel prestar atenção em relação às faltas de Guebo no colégio. Samuel fica ao lado de Pilar quando a noiva é achada por Tonico.
Tonico encara Samuel e garante que se tornará marido de Pilar. Luísa diz para Pedro tomar cuidado com Tonico. Pilar recorre a Luísa para achar a irmã. Lota e Batista são encaminhados até o cassino de Quinzinho ao acharem Lupita. Tonico atiça Luísa usando Samuel.
Dolores e Pilar se reveem. Guebo garante a Samuel que irá estudar. Lurdes recorda de Tonico e fala a Pedro de uma passagem na infância deles. Tonico é agredido pelo imperador.
Teresa chama a atenção do marido quando ele desdém de Pedro. Lota e Batista perdem dinheiro para Quinzinho. Tonico afirma que vai se casar com Pilar. Pedro fica em pânico ao ver Lurdes (Lu Grimaldi) ter um ataque do coração.
Nicolau (Cassio Pandolfi) faz uma declaração a Lurdes. Tonico faz de tudo para enganar Dolores e descobrir onde Pilar está. Teresa conta a Pilar que ela foi aceita em uma faculdade de Medicina localizada na América do Norte.