Foragido e cada vez mais poderoso dentro da facção criminosa do morro Azul na novela "A Força do Querer", Rubinho (Emílio Dantas) encomenda um atentado contra Jeiza (Paolla Oliveira). Nos próximos capítulos da trama das nove exibida em 2017, depois de mais um embate entre Bibi (Juliana Paes) e a major, o ex-estudante de química descobre o endereço dela e manda atirarem de fuzil no carro da policial, para lhe dar um susto.
O atentado ocorre quando Jeiza entra de carro na rua em que mora, no bairro fictício de Portugal Pequeno em Niterói (Rio de Janeiro), e o público vê o automóvel sob a mira de um fuzil, que dispara e estilhaça o vidro da janela. Cândida (Gisele Fróes), nesse momento está saindo de casa e vê o veículo da filha ser alvejado e se desespera, com medo de que a loira tenha sido atingida. "Estou bem. Calma, estou bem", ela diz para a mãe, Abel (Tonico Pereira), Nazaré (Luci Pereira) e Edinalva (Zezé Polessa), que correm para acudi-la.
Aflita, Cândida pergunta: "Tem certeza que não pegou nem de raspão em você, Jeiza?", e Nazaré tenta amenizar: "Bala perdida, Edinalva, bala perdida". Só que Jeiza discorda, e afirma: "Aí é que eu duvido. Foi bala achada e muito bem achada". O pai de Zeca (Marco Pigossi) tenta dar água com açúcar para acalmar a nora, mas ela garante que não está nervosa.
"Largue de teimosia. Tome que é bom para acalmar. Traga lá, dona Cândida! Traga", insiste Abel. Depois de rejeitar o calmante, Jeiza declara: "Dou minha cara a tapa como sei de onde vem (esse tiro), das amizades, lá da sua filha", se referindo a Ritinha (Isis Valverde), que é amiga de Bibi. A essa altura a major já sabe que suas duas rivais são próximas, e também se mantém em alerta, porque Rubinho incrimina Zeca de tráfico de drogas.
Antes do atentado, o caminhoneiro é preso no aeroporto, quando está prestes a embarcar para encontrar a namorada, que terá ido lutar nos Estados Unidos, mas volta assim que fica sabendo da prisão.
O suposto envolvimento de Zeca com o tráfico o leva para a prisão porque uma vez, em Belém, o então caminhoneiro tirou uma selfie com um traficante do Pará, sem saber. Admirado com o caminhão, ele conversou com o dono do veículo, que propôs a foto juntos e Rubinho aproveita essa brecha para se vingar da policial.
O traficante da selfie de Zeca é comparsa do marido de Bibi, e aponta o ex da "sereia" como sendo de sua quadrilha. "A Força do Querer" dará lugar ainda no primeiro trimestre ao retorno de "Amor de Mãe", que poderá reservar desfecho trágico para Thelma (Adriana Esteves).
(Texto atualizado por Guilherme Guidorizzi)